O Curso de Doutorado em Música é composto de uma disciplina obrigatória a todas as linhas de pesquisa; um elenco de disciplinas eletivas; atividades relacionadas ao ensino e à pesquisa; e a redação da tese. Para a integralização do Curso de Doutorado todos(as) os(as) alunos(as) deverão cursar a disciplina obrigatória, disciplinas eletivas, além de cumprir as atividades de estágio docente, atividades de orientação, atividades complementares e tese. O número mínimo de créditos a completar para a conclusão do Curso de Doutorado é detalhado abaixo.
DOUTORADO ACADÊMICO EM MÚSICA
Percurso curricular
A duração do curso é de 48 meses (8 semestres). No percurso curricular vigente para as turmas que ingressaram em 2019 e 2020, para a integralização do Doutorado, os estudantes devem cursar o mínimo de 60 unidades de crédito, sendo:
28 CRÉDITOS EM DISCIPLINAS
20 CRÉDITOS EM ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA
12 CRÉDITOS EM REDAÇÃO DE TESE, com a aprovação da tese de doutorado
Validação de créditos: Em qualquer caso, o máximo de créditos possíveis a validar no curso é limitado a 12 créditos, metade da quantidade total de crédito em disciplinas eletivas. Caso a disciplina cursada fora do PPGMUS tenha mais de 4 (quatro) créditos, na ocasião da análise somente serão aproveitados 4 (quatro) créditos. Se a disciplina cursada tiver número menor de 4 (quatro) créditos, o aproveitamento do(s) crédito(s) será(ao) limitado(s) ao seu total.
Os(As) estudantes do PPGMUS deverão comprovar produção bibliográfica durante o curso, conforme resolução vigente. RESOLUÇÃO Nº 01 /2019 - PPGMUS
DOUTORADO ACADÊMICO | Percurso curricular vigente para as turmas que ingressarem no Doutorado a partir de 2021
A duração do curso é de 48 meses (8 semestres). No percurso curricular para as turmas que ingressarem a partir de 2021, para a integralização do curso de Doutorado, os estudantes deverão cursar o mínimo de 48 unidades de crédito:
24 CRÉDITOS EM DISCIPLINAS
16 CRÉDITOS EM ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA
8 CRÉDITOS REDAÇÃO DE TESE, com a aprovação da tese de doutorado
Projeto Pedagógico do Curso de Doutorado em Música 2018
Adequação Curricular 2020: Mestrado e Doutorado
Definições e informações gerais
Na estrutura curricular do Curso de Doutorado, EPISTEMOLOGIA DA MÚSICA é a única disciplina obrigatória para as três linhas de pesquisa.
As disciplinas eletivas estão agrupadas em dois conjuntos de disciplinas:
Dentre as disciplinas eletivas ofertadas no semestre, os(as) discentes deverão eleger a(s) disciplina(s) que irão cursar, com aval do(a) orientador(a). Os(As) estudantes deverão cursar obrigatoriamente 4 (quatro) créditos de disciplina eletiva específica da linha de pesquisa a qual pertencem e 8 (oito) créditos de disciplinas eletivas de livre escolha.
Componente curricular que consiste em atividades regulares e sistemáticas de estudo e pesquisa, organizadas pelos docentes credenciados do programa, das quais participam seus orientandos de Mestrado, Doutorado e iniciação científica, bem como outros eventuais participantes (tais como: bolsistas e voluntários em estágio pós-doutoral, professores visitantes, professores da rede pública etc.).
Estas atividades, ajustáveis e variadas, se orientam pela aderência entre as pesquisas dos discentes e o projeto de pesquisa vigente coordenado pelo docente responsável pelo núcleo e, também, pelas investigações em curso no Grupo de Pesquisa institucional ao qual esse docente e seus orientandos estão regularmente vinculados. Sendo assim, as atividades desenvolvidas nesses Núcleos de Pesquisa também visam tanto a produção teórica, crítica e conceitual quanto o fazer musical e a reflexão acadêmica e científica sobre diversos aspectos desse fazer.
Cada Núcleo de Pesquisa possui autonomia e desenvolve suas próprias dinâmicas. Entretanto, vale destacar que com esse componente curricular, os docentes procuram atender determinadas diretrizes e propósitos, tais como: desenvolver e avaliar cronogramas que organizam o cumprimento das tarefas que os orientandos devem atender em disciplinas, exames de qualificação, participações em eventos, publicações e defesas de tese ou dissertação; incentivar a presença e a participação coletiva nesses eventos e defesas; aumentar o contato entre orientandos e entre orientandos e orientadores buscando favorecer o trabalho em grupo e potencializar mútuos aproveitamentos de experiências, avaliações e contribuições.
Com a apreciação e aprovação do Colegiado do PPGMUS/UDESC, as produções bibliográficas e/ou artísticas desenvolvidas pelo(a) aluno(a) poderão ser computadas no total de créditos exigidos em disciplinas. Para fins de atribuição de CRÉDITOS ESPECIAIS, as produções deverão ser exercidas e comprovadas no período em que o(a) aluno(a) estiver regularmente matriculado no curso.
Tais créditos somente serão considerados quando o(a) aluno(a) for o(a) autor(a) e o tema for pertinente ao projeto de tese. Produções artísticas e/ou bibliográficas classificadas em extratos superiores pela CAPES poderão ser apresentadas para equivalência a Ensaio I, II e/ou III, quando cumprirem um dos seguintes quesitos:
A comprovação da produção bibliográfica e/ou artística deverá ser submetida ao Colegiado do PPGMUS para análise e aprovação, que irá encaminhar a solicitação de cômputo dos créditos à Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação.
As ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO I, II e III destinam-se ao cômputo de carga horária para a orientação da dissertação ou tese.
As atividades REDAÇÃO DE TESE I, II e III destinam-se ao cômputo de carga horária relativa à redação da tese com supervisão do(a) orientador(a).
O Estágio Docente consiste na atividade docente a ser realizada pelos(as) discentes do Mestrado em disciplinas dos cursos de graduação da UDESC, com carga horária de 30 horas (2 créditos), sob a supervisão de um(a) docente da UDESC. Ver RESOLUÇÃO Nº 04 /2019 - PPGMUS
As Atividades Complementares compreendem a participação dos(as) acadêmicos(as) em eventos, cursos, festivais, além de produção técnica, bibliográfica e artística. Devem ser realizadas ao longo do curso, sendo obrigatório o cumprimento de 30 horas de atividades, equivalentes a 2 créditos. Os (As) acadêmicos(as) devem apresentar Relatório das Atividades Complementares antes da solicitação de defesa de tese, conforme normativa em vigor na data da solicitação. Ver RESOLUÇÃO Nº 02/2019 – PPGMUS
Para a conclusão do Curso de Doutorado em Música o estudante deverá obter aprovações no Exame de Qualificação. O Exame de Qualificação será realizado no campo de conhecimento em que se insere a tese. Deverá incluir a apresentação e a defesa de parte da tese perante uma comissão de professores designada pelo Colegiado do Programa. Ver RESOLUÇÃO Nº 02/2020 – PPGMUS
Como requisito final para obtenção do título de Doutor em Música pelo PPGMUS/UDESC, o estudante deverá ter aprovada sua Tese de Doutorado que será avaliada por banca examinadora, de acordo com as normas vigentes na UDESC e no PPGMUS (RESOLUÇÃO Nº 05/2020 – PPGMUS)
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.