Marcos Antonio Rocha Baltar
Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, é graduado em Letras Licenciatura Plena Português-Francês pela Universidade Federal de Pelotas (1992), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-doutorado na Universidade de Genebra, Suíça (2006). Pós-doutorado na Escola Superior do Professorado e do Ensino - ESPE de Versailles - Universidade de Cergy Pontoise, França (2015). Em 2006 publicou o livro Competência discursiva e gêneros textuais: uma experiência com o jornal de sala de aula. Em 2012 publicou Rádio escolar: uma experiência de letramento midiático. Em 2017 gravou o Álbum Luzes Acesas (MPB), em 2019 publicou o livro Oficina da canção: do maxixe ao samba-canção. Atualmente, investiga "A canção como um gênero de discurso multissemiótico influenciando construções identitárias: da corte francesa do século XIII à polis do século XX, na França e no Brasil". Atua principalmente nas áreas linguística aplicada e mídia: teorias do agir humano, teorias de gêneros textuais/discursivos, letramento(s) e formação inicial e continuada de professores. É coordenador da área Letras - Português (PIBID/UFSC) Programa de Iniciação à Docência.
Projeto de pesquisa
A canção como um gênero de discurso multissemiótico de manifestação artística influenciando construções identitárias: da corte na Europa medieval do século XIII à polis do século XX, na França e no Brasil
O presente projeto de pesquisa pretende descrever a vida e a obra de compositores brasileiros e franceses do século XX e analisar as características das canções que marcaram o gênero pela sua forma musical e pela forma marcante de suas letras, desde sua origem na Europa Medieval, até sua expressão em forma e conteúdo como música da polis contemporânea. Defendemos a validade desse estudo, pois examinar a canção como um gênero do discurso multissemiótico, como uma prática social que vem se renovando e influenciando a construção identitária dos humanos ao longo dos tempos, notadamente a(s) chanson(s) francesa (s) e a(s) canção(s) da música popular brasileira (s) do século XX, pode ser um modo possível de entender o fenômeno de massificação atual das músicas que têm sido difundidas nas mídias convencionais e nas redes sociais de hoje, que vêm afetando o comportamento de milhares de pessoas. Esperamos como resultado dessa pesquisa, além de produzir inteligibilidades sobre o gênero do discurso canção, através do aperfeiçoamento de um dispositivo de análise dialógica do gênero, poder sistematizar esse conhecimento na forma de um livro a ser publicado pela equipe de pesquisa franco-brasileira, com o intuito de subsidiar o trabalho de professores de linguagens em diferentes contextos educativos.
Palavras-chave: Canção – Chanson – Gênero do discurso – Análise multissemiótica de gênero – Gênero do discurso e ensino
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.