O PPGMUS/UDESC conta com diversos laboratórios que atendem estudantes e professores de graduação e pós-graduação, bolsistas PNPD e professores visitantes e convidados, oferecendo suporte para o desenvolvimento de atividades diversas. Todos os laboratórios dispõem de computadores e periféricos, em boas condições de conexão com a Web e com a Internet, que são permanentemente atualizados pela equipe de técnicos do Centro de Artes.
Consistem em laboratórios específicos da pós-graduação: o Laboratório de Pós-Produção – LabPPGMUS; o Laboratório Integrado Multimídia – LIM; e o Laboratório de Criação, Técnica e Movimento, Ensino e Pesquisa em Práticas Interpretativas – LabTEMPI. O Laboratório de Instrumentos de Teclado, o Laboratório de Tecnologia e o Laboratório de Percepção Musical - PERCEPTUS são compartilhados com o Departamento de Música e os Laboratórios de Informática do CEART são compartilhados por todo o Centro.
Numa breve descrição desses laboratórios, temos:
LABORATÓRIO DE PÓS-PRODUÇÃO – LabPPGMUS. Financiado com recursos do Edital CAPES Pró-Equipamentos, o LabPPGMUS está disponível para pesquisadores, professores e estudantes do PPGMUS/UDESC, assim como para professores e estudantes da graduação em música, que podem desenvolver trabalhos específicos neste espaço. Os cinco iMacs de 27' que, com dispositivos de áudio e música acoplados, compõem o ferramental básico do LabPPGMUS são um diferencial na estrutura física do programa, permitindo que alunos e professores editem com qualidade profissional arquivos de áudio e vídeo, qualificando assim suas pesquisas e promovendo a interação entre diferentes áreas de conhecimento e expressão artística. Dentre os programas do LabPPGMUS, destaca-se o software de análise qualitativa NVivo, uma ferramenta para projetos de pesquisa complexos que lidam com grandes volumes de dados. Em finais de 2019, o LabPPGMUS ganhou nova instalação física, em sala mais ampla, mais segura e bem localizada.Clique aqui para acessar a página do LabPPGMUS.
LABORATÓRIO INTEGRADO MULTIMÍDIA – LIM. É um laboratório de imagem e som para a realização de pesquisas de produção de linguagens visuais e sonoras, bem como para o registro e análise de dados. O LIM integra cinco eixos de trabalho, a saber: criação de instrumentos de pesquisa; interface de meios eletrônicos; produção de linguagens; aplicação em pesquisa de campo; registro e documentação. Reúne grupos de pesquisa vinculados aos programas de Pós-Graduação dos Centros de: Ciências Humanas e da Educação (FAED), Educação Física, Fisioterapia e Desporto (CEFID), Artes (CEART) e Administração (ESAG), com a finalidade de dar suporte ao desenvolvimento de pesquisas científicas que têm a tecnologia de imagem e som como meio e suporte.
LABORATÓRIO DE PERCEPÇÃO MUSICAL – PERCEPTUS. Este laboratório está em atividade desde 2014, com computadores e softwares que oferecem suporte às pesquisas relacionadas às áreas de cognição, percepção musical, rítmica e organologia. Dentre os recursos adquiridos pelo laboratório, destaca-se o software AURALIA, um abrangente pacote de treinamento auditivo que, com comunicação via MIDI ou áudio, permite a escolha de centenas de itens, a elaboração de treinamentos específicos e a avaliação em tempo real.
LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO, TÉCNICA E MOVIMENTO, ENSINO E PESQUISA EM PRÁTICAS INTERPRETATIVAS – LABTEMPI. Instalado no Departamento de Música (DMU – UDESC), em sala apropriada. Está equipado com dois pianos de cauda, sendo um deles computadorizado, três filmadoras e computador, permitindo aos pesquisadores o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares em práticas interpretativas e áreas afins. Ao mesmo tempo que funciona como Laboratório, o espaço tem sido igualmente ocupado para aulas do curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação. Possibilita a realização de experimentos com registro de novas propostas de técnicas, estratégias de treinamento e interpretação artística, medição e análise de práticas que envolvem a dinâmica do movimento (expressão corporal), bem como a criação de novos materiais. A filmagem de aulas e de execuções que tem permitido aos professores e alunos fazer um feedback e análise técnico-interpretativas do trabalho realizado. Trabalhos realizados no LabTEMPI foram apresentados em eventos científicos no Brasil e no exterior.
LABORATÓRIO DE TECNOLOGIA: Consiste em um estúdio de gravação completo, com equipamentos de qualidade profissional para gravação e composição de música eletroacústica. Oferece suporte a projetos de ensino, pesquisa e extensão, podendo ser usado por alunos da graduação e pós-graduação, sob coordenação de um professor do DMU e apoio técnico de um bolsista da graduação. No laboratório também são ministradas disciplinas da área de tecnologia dos cursos de graduação.
LABORATÓRIO DE INSTRUMENTOS DE TECLADO: Espaço também compartilhado entre os cursos de graduação e pós-graduação em música da UDESC, equipado com 10 pianos digitais com fones de ouvido, que oportuniza o desenvolvimento de diversas ações relacionadas à formação básica e práticas interpretativas.
LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DO CEART: A Coordenadoria de Informática (CINF) do Centro de Artes da UDESC possui uma sala técnica, uma sala para hardwares servidores e demais equipamentos de rede e quatro espaços laboratoriais. Três destes espaços possuem 21 computadores (1 para o professor e 20 para os estudantes) e um projetor. E um deles, possui 11 computadores e um scanner. Os três laboratórios maiores se destinam ao uso prioritário em aulas, atividades vinculadas a projetos e outras demandas mediante solicitação, e o menor é reservado aos alunos, para realização de trabalhos e estudos complementares. O quadro de pessoal da CINF é composto pela coordenação, três técnicos, três estagiários e três bolsistas que desempenham uma variedade de serviços que compreendem o planejamento e utilização dos recursos do laboratório, a proposição de soluções e atualizações tecnológicas, o apoio técnico aos usuários, a manutenção da infraestrutura de hardware e software, a manutenção da infraestrutura de comunicação via Internet, dentre outros. Os principais softwares licenciados para o uso institucional nos laboratórios da CINF são: Adobe CC 2020, Audaces Vestuário 14, Audaces Digiflash 5, Audaces Idea, Autodesk 3DS Max 2018, Corel Draw X4, Corel Draw X5, SolidWorks 2020, IBM SPSS Statistics, Microsoft Office 2010, Auralia. E os softwares livres instalados são: 7zip, Audacity, CamStudio, CDBurnerXP, MuseScore, OpenShot, PDFCreator e VLC. Os principais recursos de hardware e periféricos dos laboratórios, são: 21 microcomputadores i7-9700, 16GB, WIN 10, com SSD de 120GB; 32 microcomputadores i7-7700, 16GB, WIN 10; scanner de mesa e projetores multimidia.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.