O PPGMUS dá grande atenção aos processos de internacionalização e, sendo assim, dentro de limites condizentes com os objetivos, missão e planejamento estratégico do programa, ações de internacionalização estão em curso e outras vêm sendo avaliadas e planejadas visando a indução de projetos de colaboração interinstitucional, a mobilidade internacional docente e estudantil, a participação de pesquisadores e estudantes estrangeiros em nossas atividades de formação e pesquisa, o estabelecimento de convênios multilaterais, intercâmbios, vivências transculturais e a mútua transferência de saberes e experiências.
Tais ações procuram sintonia com as metas da CAPES e, também, com os propósitos de internacionalização da UDESC a cargo da Secretaria de Cooperação Interinstitucional e Internacional (SCII), órgão vinculado a Reitoria e responsável pela gestão e criação de acordos de cooperação que beneficiem a graduação e a pós-graduação e, ao mesmo tempo, assegurem maior visibilidade de nossa universidade no cenário internacional.
Considerando o histórico da UDESC, a trajetória do PPGMUS e de seus docentes, temos nos estágios pós-doutorais uma importante modalidade de intercâmbios com instituições de ensino e pesquisa no exterior. Nessa modalidade, somando esforços individuais e coletivos, o investimento da UDESC na qualificação docente e o apoio de agências como o CNPq, a Fundação Alexander von Humboldt e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), construímos um histórico internacional de resultados bem-sucedidos que abriram portas para outras parcerias acadêmicas.
Desse bom relacionamento internacional – com pesquisadores e instituições de Portugal, Suécia, Alemanha, EUA, França, Espanha, Austrália e Holanda –, e de seus desdobramentos cultivados ao longo dos anos, resultam interações internacionais diversas. Esse histórico de estágios sinaliza, também, que nossos docentes possuem experiência internacional e são proficientes em alguns idiomas. Tais qualificações contribuem para trânsitos multilaterais: favorecem a participação de nossos docentes em outros países e, em direção inversa, atraem pesquisadores e estudantes estrangeiros. Outro fator de indução é que, no PPGMUS, os estudantes estrangeiros estão autorizados a escrever dissertações e teses também nos idiomas inglês e espanhol. E, visando expandir práticas de multilinguismo em nosso entorno acadêmico, desde 2019, o processo seletivo do PPGMUS já prevê que determinadas etapas possam ser respondidas em espanhol ou em inglês.
Contribuem para a internacionalização ações como: publicações em livros e periódicos estrangeiros, publicações em inglês em periódicos nacionais, apresentações de trabalhos bibliográficos e artísticos em congressos e eventos internacionais. Lembrando que, atualmente, alguns docentes do PPGMUS desenvolvem coorientação de doutorado em universidades estrangeiras. E que, academicamente, a Revista ORFEU (v.4, n. 2, 2019) abordou a questão no dossiê “Música e Internacionalização Universitária” (ORFEU, v. 4, n. 2, 2019).
Os intercâmbios são oportunidades para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades interculturais que podem contribuir para o desempenho profissional, social e emocional dos professores pesquisadores em formação. Sendo assim, embora o momento impossibilite seu pleno desenvolvimento, ao longo do quadriênio o PPGMUS consolidou possibilidades de convênios com a Friedrich-Schiller-Universität Jena (UNI-JENA / HFLW), com a Hochschule für Musik Franz Liszt em Weimar, e com o Instituto de Pedagogia Musical da Ludwig-Maximilians-Universität München (LMU).
E outros intercâmbios são potencialmente possíveis com a Universidad de Costa Rica (Costa Rica), a Pontifícia Universidade Católica do Peru (Lima, Peru) e a Universidade de Aveiro (Portugal). Além disso, a UDESC possui um setor de Intercâmbio que mantêm ativa e atualizada uma ampla rede de universidades conveniadas. Ver: https://www.udesc.br/intercambio/universidadesconveniadas. Outra possibilidade de formação internacional prevista para breve, decorre da bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES), concedida ao PPGMUS no segundo semestre de 2020.
Em outra esfera de atuação, como vimos, as presenças da professora colaboradora Luzmila Mendivil (PUC-Peru), do professor visitante Julio Mariñelarena (México/LMU – Munique), do pesquisador Cristian Storch (Bolsista Deutsche Forschungsgemeinschaft – DFG) e, atualmente, do professor colaborador Guillermo Rosabal-Coto (Catedrático Humboldt / Universidad de Costa Rica), são vistas pelo PPGMUS como presenças que oportunizaram o desenvolvimento de experiências internacionalizadas para todos os estudantes por meio de atividades curriculares formais e informais. E as experiências internacionais de nossos pós-doutorandos também contribuem para a ampliação dessa rede de experiências internacionalizadas.
No quadriênio, dentre os docentes estrangeiros que, em participações pontuais (congressos, palestras, minicursos, recitais, participações em grupos de pesquisa ou disciplinas etc.), contribuíram com os processos de formação e pesquisa no PPGMUS, podemos citar:
O PPGMUS vem recebendo pesquisadores que, pontualmente e por períodos determinados, contribuem com o desenvolvimento e a avaliação de nossas atividades de pesquisa, ensino e socialização do conhecimento. Essa presença é percebida como altamente positiva, pois os colegas que recebemos são altamente qualificados, possuidores de experiências, referências, contatos, posturas profissionais e visões de mundo que, direta ou indiretamente, adensam a formação oferecida aos nossos discentes e dinamizam as práticas de nossos docentes.
Ao longo do quadriênio, contando com recursos do Programa de Apoio à Pós-Graduação – PROAP/CAPES, o PPGMUS implementou ações que viabilizaram, aos docentes e discentes, diversas e frequentes oportunidades de participação e apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos ligados aos temas das pesquisas desenvolvidas em nosso programa.
No âmbito discente, em acordo com o componente curricular obrigatório regido pela RESOLUÇÃO Nº 01 /2019 - PPGMUS, o programa valoriza essa política entendendo-a como parte importante da formação. Pois a participação em eventos favorece interações acadêmicas com nossos pares, incluindo aí a interlocução com uma ampla massa crítica que se distribui pelo país e no exterior em diferentes polos de pesquisa e capacitação. A indução dessa participação visa possibilitar experiências para o amadurecimento profissional, envolvendo aí a compreensão das diversas fases que acompanham a capacitação dos docentes pesquisadores; busca um alargamento da visão dos campos de conhecimento, e de suas articulações, integrando aí o contato com especialidades que não são contempladas em nossas linhas de pesquisa; objetiva diversificar perspectivas para a colocação profissional, ampliar o rol dos tipos e métodos de trabalho possíveis, e também impulsionar capacitações e parcerias futuras.
No âmbito docente, destaca-se que nossos professores concorreram e foram contemplados por editais institucionais que, como o Programa de Auxílio à Participação em Eventos da UDESC (PROEVEN), ao longo do quadriênio, custeou viagens acadêmicas internacionais dos seguintes professores:
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