Possui Bacharelado em Música pela UFSM, Mestrado em Educação Musical na UFRGS e Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas na UFSC. É docente no Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde atua na formação de educadores musicais; formação de perspectiva histórica, filosófica e antropológica na problematização da cultura e, nela, a música, a escola, a Educação Musical. Coordena a área Música no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID (CAPES-UDESC), desde 2011. Atuou como docente na Especialização Latu Sensu ARTE NO CAMPO, conveniada entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra/MST, CNPq, INCRA e UDESC, a partir do que iniciou a sistematizar conhecimento em Educação Musical e Estudos da Subalternidade. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Música da UDESC (PPGMUS). É líder do Grupo de Pesquisa "musicAR: Artisticidade. Cultura. Educação Musical", o qual concentra estudos que abrangem o campo da Performance Musical enquanto um ritual social, e suas interfaces com o Devir Político, Artisticidade, Neoliberalismo. Estuda a Música e a Educação Musical associadas à Produção de Subjetividades, ao Ascetismo, aos Estudos de Gênero e suas intersecções com os demais marcadores sociais de diferença, à geração de Pensamento Crítico na Formação de Educadoras/es Musicais e à Escola do Ensino Básico.
Artisticidade, Cultura e Educação Musical: uma etnografia na escola-núcleo do PIBID MÚSICA UDESC
O presente projeto de pesquisa propõe investigar a artisticidade, com foco particular sobre a artisticidade na Infância, inicialmente. A infância a ser observada - em atividades artísticas, mas não só - é a da comunidade escolar na qual estamos inseridos, através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID/CAPES, UDESC. As crianças são observadas nas atividades musicais de sala de aula de música, curricular, do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, e nas atividades extra-classe: Oficinas de instrumentos e de grupos instrumentais e vocais, os quais acontecem extra-classe. Estamos realizando uma Etnografia, com inserção no campo, observação e descrição densa (GEERTZ, 1989), do que está explícito nas atividades musicais, mas, talvez principalmente, daquilo que diz respeito à natureza dos envolvimentos subjetivos das crianças, antes, durante e após as performances musicais. Ao mesmo tempo, propomos averiguar se e em que medida, a artisticidade infantil tem influências do modo organizativo sistêmico neoliberal, a partir de determinadas características como a homogeneização, a fragmentação, o individualismo e a competitividade (BAUMAN, 2005, 2009; PELLANDA, 1999). A questão identitária também é central para este estudo, no que diz respeito à interseccionalidade de Gênero, Classe, Etnia, Sexualidades, Religião e Geração. A partir de 2017, passamos a observar também o mundo adulto da comunidade escolar da escola-núcleo do PIBID Música. A pesquisa pretende contribuir com a área da Educação Musical no campo da ludicidade e da inventividade pertinentes à infância, bem como ao seu senso de realidade, igualdade e democracia; temáticas ainda incipientes na área, através das quais se pretende produzir conhecimento, interseccionando-as com a música e a educação musical. Em termos de Cronograma, a investigação, de fato, já iniciou em 2015 2, e tem seu término previsto para julho de 2018.
Início: 2015
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