Música, Cultura e Sociedade - MUSICS
Marcos Holler é bacharel em cravo pela UNICAMP, e na mesma instituição, sob a orientação da Profa. Dra. Helena Jank, desenvolveu o trabalho de mestrado sobre a interpretação de recitativos barrocos sob uma perspectiva histórica, e de doutorado, sobre a música na documentação jesuítica do Brasil colonial. Em 2012 realizou estágio pós-doutoral junto à Universidade Nova de Lisboa, sob a supervisão do Prof. David Cranmer, e em 2016 atuou como pesquisador visitante junto à Hochschule für Musik Franz-Liszt em Weimar (Alemanha) a convite do Prof. Tiago de Oliveira Pinto, como bolsista da Fundação Alexander von Humboldt/CAPES.
Como cravista foi aluno dos profs. Helena Jank e Edmundo Hora e participou de diversos grupos dirigidos à interpretação historicamente orientada, como Banda Modalis, Academia Antiqua São Paulo e Armonia Universalis.
Foi editor da OPUS e das demais publicações da ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música) de 2015 a 2019, e coordenador dos congressos dessa associação. Entre 1995 e 2020 foi professor de História da Música, História da Música no Brasil e Baixo Contínuo nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente está credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Música da mesma universidade e tem se dedicado à pesquisa e orientação de trabalhos na área de musicologia histórica, atuando sobretudo na pesquisa e levantamento de fontes sobre a história da música em Santa Catarina, e sobre a música na atuação da Companhia de Jesus nas Américas. É autor do livro Os jesuítas e a música no Brasil colonial, lançado em 2010.
Fontes sobre a história da música em Santa Catarina no século XX
Tendo em vista a necessidade da inserção do Estado de Santa Catarina no cenário histórico-musicológico brasileiro, o presente trabalho prevê o mapeamento de acervos e a consulta de fontes (manuscritas e impressas, musicais e textuais) da primeira metade do século XX no Estado, buscando-se informações sobre eventos musicais realizados no período, como uma contribuição para a história da música no Estado e, consequentemente, no Brasil.
Início: 2013
A música na atuação dos Jesuítas na América Colonial
Por sua abrangente atuação e pelo extensivo uso da música no processo de contato e de catequização, a Companhia de Jesus teve grande influência no processo histórico da música nas Américas, e desde o final do século passado o assunto foi objeto de várias pesquisas de caráter musicológico. Essas pesquisas, porém, geralmente são restritas a um determinado local ou período, e mesmo assim se dirigem em sua maioria à música nas reduções da América espanhola; quando se incluem nesse processo outras regiões e outros tipos de estabelecimentos, sobretudo os urbanos, descortina-se um cenário mais amplo e mais complexo, com diversas redes de influências recíprocas, sobretudo entre Europa e as colônias. Este projeto tem como objetivo abordar a formação do código de regras da Companhia de Jesus com relação à música a partir de meados do séc. XVI, data da fundação da Companhia, a partir do conflito entre essas regras e a prática realizada nas colônias, e das tentativas de subversão às regras nos estabelecimentos urbanos europeus, sobretudo germânicos.
Início: 2013
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5455895659432446
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-3739-7158
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.