Música, Cultura e Sociedade - MUSICS
Márcia Ramos de Oliveira é graduada em História pela Universidade do Rio Grande do Sul, onde realizou mestrado (1995) e doutorado em História (2002). Em 2017, vincula-se a Universidade de Aveiro (Portugal) para desenvolvimento de estágio pós-doutoral e atuação como docente visitante. Professora adjunta do Departamento de História, atuando também como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em História e no Mestrado Profissional em Ensino de História / ProfHistória. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagens e Representação (CNPq/UDESC). Vice-Coordenadora do Laboratório de Imagem e Som (LIS/FAED/UDESC), Pesquisadora associada e docente colaboradora no Instituto de Etnomusicologia / Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), pólo da Universidade de Aveiro (DeCA-UA). No Brasil, associada da ANPUH, ABHO, MUSIMID e Rede Brasileira de História Pública. Integra também as Associações: IASPM-LA, AREIA, AHILA e AIM. Tem experiência nas áreas de História do Tempo Presente, História Cultural envolvendo aproximação com a Musicologia Histórica e Etnomusicologia. A produção e interesses de pesquisa estendem-se a diferentes ênfases, a exemplo da participação de Carmen Miranda e Amália Rodrigues no cinema, Biografia e canção de Lupicínio Rodrigues, História do samba, Radiodifusão, Audiovisuall, História e Mídia, Plataformas digitais/ sites e portais na área de história; mobilizando conceitos/categorias de análise relativos a representação e oralidade, narrativa e ficção, memória no âmbito da História do Tempo Presente.
A presença das cantoras portuguesas no Brasil e a Revista do Rádio (1920-1950)
A presença das cantoras portuguesas no Brasil e a Revista Do Rádio (1920-1950). O projeto objetiva identificar a presença de cantoras portuguesas na cena musical brasileira a partir das revistas de rádio no Brasil nas décadas de 1920 a 1950. Pretende, com tal identificação, observar aspectos relacionados a presença destas mulheres na cena artístico-musical, tais como: questões migratórias, participação feminina na história da música, relações de gênero e interseccionais. A investigação tem como referência as séries de revistas brasileiras – Radio, Electron, Carioca, Pranóve e Revista do Rádio – , disponibilizadas na Hemeroteca Digital Brasileira/ Biblioteca Nacional. Considerando-se os princípios de identificação, amostragem e aspectos relacionais envolvidos, a organização do conjunto de informações e sua disponibilização tem por princípio a realização de uma etnografia histórica, que deverá resultar no desenvolvimento de uma cartografia musical acerca da presença das cantoras portuguesas no Brasil nos anos 1920 a 1950.
Início: 2020 (em andamento)
A presença das cantoras portuguesas no Brasil e a Revista do Rádio (1948/70)
O projeto investiga a presença de mulheres portuguesas no século XX, identificadas pela atividade artística, especialmente como cantoras, mediante a referência a sua atuação como parte das matérias veiculadas pela Revista do Rádio. O periódico foi um importante veículo de comunicação no país, registrando desde seu princípio a participação dos artistas brasileiros nas diferentes emissoras de rádio no país, com destaque as capitais do Rio de Janeiro e São Paulo, núcleos de imigração portuguesa no Brasil especialmente nos séculos XIX e XX. Como o nome indica, a atividade de maior destaque registrada pelo magazine era a radiodifusão, porém, a referência ao cinema e a televisão também foram parte de seu conteúdo. O recorte temporal destacado reserva-se ao período de veiculação da revista, mas também está relacionado a continuidade do Estado Novo em Portugal. As restrições de liberdades civis e artísticas, assim como a ausência de um empresas de comunicação massivas, a exemplo da indústria cultural em expansão como a observada no Brasil, pela expressiva presença de gravadoras e editoras estrangeiras (majors), aliada a um expressivo número de estações de rádio distribuídas nos diferentes estados do extenso território nacional brasileiro, evidenciavam um mercado e uma profissionalização musical atrativos a população portuguesa neste período.
Início: fevereiro/2016 (em andamento)
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