Bacharel em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado - SP (1981), Mestre em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e Doutor (Ph D) em Educação Musical pelo Royal Melbourne Institute of Technology - RMIT University, Melbourne, Austrália (2003). Pós-doutorado realizado junto ao Centro de Investigação em Psicologia da Música e da Educação Musical - CIPEM, no Instituto Politécnico do Porto, em Portugal (2011-2012). Foi pesquisador CNPq (PQ 2) entre 2011 e 2013. Atualmente é professor associado aposentado da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, tendo atuado nas áreas de canto coral, regência e educação musical. É professor voluntário do Programa de Pós-Graduação em Música - Mestrado da UDESC, tendo sido coordenador daquele Programa em duas gestões. É professor voluntário do Mestrado Profissional em Artes - PROF-ARTES e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Tem experiência como instrumentista, regente e educador musical em diversos contextos. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: educação musical e formação de professores generalistas e especialistas, música na educação básica, legislação educacional e políticas públicas, canto coral e regência. É membro de Conselhos Editoriais de diversos periódicos brasileiros e estrangeiros, além de atuar como parecerista ad hoc em diversas publicações acadêmicas do Brasil e do exterior. Foi membro da Comissão de Avaliação da área de música do ENADE junto ao INEP, órgão vinculado ao Ministério da Educação no Brasil, entre 2005 e 2013. Foi membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura - CNIC, do Ministério da Cultura, nos biênios 2009-2010 e 2013-2014. Foi representante da América Latina e do Caribe na Comissão de Pesquisa (ISME Research Commission) da International Society for Music Education - ISME entre 2008 e 2014, sendo coordenador daquela comissão (co-chair) entre 2012 e 2014. Foi presidente da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM nas gestões 2005-2007 e 2007-2009. Integrou a diretoria da ANPPOM – Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Música nos biênios 2011-2013 e 2013-2015. Integrou a diretoria da ISME – International Society for Music Education nos biênios 2012-2014 e 2014-2016, tendo atuado como membro do Comitê Executivo no biênio 2012-2014. Integra a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura - CNIC, vinculada à Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo (biênio 2019-2020). Atualmente é Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília - UnB.
Legislação educacional e educação musical: da normatização à prática em contextos educativos
A lei 11769/2008 estabeleceu a música como conteúdo curricular obrigatório na educação brasileira, sendo um dos documentos legais referentes ao ensino de música na educação básica. Sua lenta implementação tem se pautado em diferentes interpretações da lei, o que tem promovido uma grande diversidade de maneiras de se incluir (ou não) a música no currículo escolar. Em 2016, a lei 13.278 substituiu a lei 11.769/08, incluindo artes visuais, dança, música e teatro como componentes do ensino de artes. A presente pesquisa tem como principal objetivo realizar um levantamento e a posterior análise de documentos oficiais que afetam a educação musical, verificando os impactos de tais documentos em diferentes contextos educacionais em diálogo com gestores, administradores escolares, coordenadores e professores de cursos de licenciatura em música e professores da educação básica. Tendo como eixo de referência a lei 9394/96, a investigação realizará levantamento e análise de documentos nos âmbitos federal, estadual e municipal, assim como discutirá estes documentos com profissionais da educação, buscando compreender alcances e limites de tais normatizações legais. A pesquisa tem orientação qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados: 1) seleção e análise de documentos legais produzidos nas cinco regiões brasileiras, assim como documentos produzidos na esfera federal; 2) entrevistas com gestores, administradores escolares, coordenadores e professores de cursos de licenciatura em música, e professores da educação básica. A análise de conteúdo, tanto dos documentos quanto das falas dos entrevistados, possibilitará elaboração de sínteses que poderão contribuir para o aprofundamento do entendimento de políticas educacionais já existentes, assim como delimitando a necessidade de novas orientações legais e ações capazes de promover uma educação musical democrática, acessível para todos os brasileiros.
Início: 2013
The Arts of Inclusion (Tai): Examining the role of performing arts for peace education in conflict. A Uk_Latin American Countries Network
Este projeto de pesquisa internacional tem como objetivo analisar impactos das práticas musicais em diferentes contextos. Inicialmente foi concebido para o estudo de atividades de educação musical em áreas de conflito, sendo posteriormente ampliado para questões de inclusão, considerando que vários projetos sociais lidam regularmente com um conjunto de conflitos sociais de várias ordens. Participam países da Europa e América Latina, sendo que o Brasil está representado com pesquisa em projetos sociais que envolvem o ensino de música em Santa Catarina. Conheça o TAI - The Arts of Inclusion.
Início: 2019
Sergio Figueiredo (Conductor; Master in music education - Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil; PhD, Royal Melbourne Institute of Technology – RMIT University, Australia; Pos-doc Instituto Politécnico do Porto, Portugal) is associate professor at the Music Department of the State University of Santa Catarina, UDESC, Brazil. His research interests are in school music education, foundations of music education, initial and continuing teacher education (specialists and generalists), assessment in music education and choral music education. He was a member of Music Evaluation Commission at the Brazilian Ministry of Education and member of the National Commission for Cultural Incentive (Brazilian Ministry of Culture). He was president of the Brazilian Association of Music Education – ABEM (2005- 2009); member of the Directory of ANPPOM – The Brazilian Association for Research in Music (2011-2015); co-chair of the ISME Research Commission (2012 – 2014) and a member of the ISME Board (2012-2016).
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.