Em função do caráter stricto sensu de sua formação, em concordância com as linhas de pesquisa que conformam a expertise do programa e a depender daquilo que rege a titulação obtida, os Mestres e Doutores qualificados pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UDESC são preparados para dar continuidade em seus percursos de capacitação e habilitados para o exercício profissional em pesquisa e ensino no âmbito das especialidades da área de concentração Música.
Pesquisa
Para o exercício profissional da PESQUISA, nossos Mestres e Doutores estão capacitados para conceber, projetar e desenvolver investigações que, com propriedade acadêmica, ética e zelo científico, atendam aos diferentes interesses, demandas e questões dessa área. Para tanto, o egresso do PPGMUS/UDESC:
Ensino
De maneira indissociável, para o exercício do ENSINO, os egressos do PPGMUS/UDESC estão aptos a promover a divulgação e o acesso à música e à educação musical através de diferentes meios e em diversos cenários da sociedade. Preparados para atuar com competência em instituições públicas e privadas, incentivando a inclusão, a acessibilidade e a permanência escolar. Assim, como cidadão que integralizou as etapas de um percurso formativo dedicado ao desenvolvimento de suas capacidades de compreensão, de apreciação crítica e de aquisição de conhecimentos específicos e gerais, e como pós-graduado preparado para contribuir em diversos contextos e modalidades de cursos superiores de música no Brasil, o egresso do PPGMUS/UDESC:
Extensão e Atividades Artísticas
Com esse perfil voltado para a pesquisa e para o ensino, os egressos do PPGMUS/UDESC são também preparados para o desenvolvimento e avaliação de outras gestões e atividades. Dentre essas se destacam as atividades de EXTENSÃO, pois, entre a graduação e o doutorado, os estudantes da UDESC encontram diversas oportunidades para experiências de observação e participação nessas atividades que, transversalmente, os motivam para interações que visam favorecer trocas de saberes, de valores e de mútuas percepções entre a universidade e a comunidade.
Destaca-se também a capacitação para a proposição, direção, montagem, supervisão, preparação e participação em ATIVIDADES ARTÍSTICAS, tais como a realização de concertos, espetáculos musicais, teatrais e de dança, gravações ao vivo ou em estúdios, edições e revisões de partituras, elaboração de materiais instrucionais, arranjos e composições que, entre outras possibilidades, fazem parte da formação e atuação socioprofissional do músico em geral. Ao longo de seus cursos, alguns discentes procuram também obter aperfeiçoamento profissional em práticas musicais mais técnicas ou específicas, mesmo conscientes de que os cursos do PPGMUS/UDESC não atendem as exigências da modalidade profissionalizante.
Em síntese, pode-se dizer então que, enquanto ser humano, cidadão e profissional, o egresso do PPGMUS da UDESC está apto a tomar decisões, propor ações de contestação, intervenção, concordância e proteção, levando em conta potencialidades e limites dos envolvidos e das situações que se apresentam. Esse egresso está incentivado a pautar sua atuação na ética e na solidariedade, no respeito próprio e no respeito aos demais, na atenção ao direito individual e ao direito coletivo. Está sensibilizado para o respeito à pluralidade das concepções musicais, e às diversidades culturais, multiculturais e interculturais, de raça, etnia e idade, de posições políticas e credos religiosos, de gêneros e orientações sexuais, ou outras diferenças que afetaram, seguem afetando ou ainda afetarão a recepção, a produção, o ensino, a aprendizagem e a reflexão acerca do fato musical.
O êxito dessas intenções e diretrizes, sintetizadas em OBJETIVOS do programa e características e atitudes desejáveis no PERFIL DO EGRESSO, não pode ser precisamente mensurado. Contudo, com os dados coletados em 2019, pode-se afirmar que o PPGMUS da UDESC tem cumprido essas intenções e diretrizes, uma vez que, por um lado, nossos egressos vêm prosseguindo com a formação em cursos de Doutorado, em outros programas até o primeiro semestre de 2019 e, desde então, também no Curso de Doutorado em Música da UDESC. E, por outro lado, nossos egressos estão atuando em universidades, institutos federais, escolas de Educação Básica, escolas de música e em outros espaços de desempenho musical. Vale reiterar que, a efetivação do Curso de Doutorado em Música contribui para a consolidação de tais resultados, aumentando o impacto do PPGMUS e renovando os compromissos que conformam a Proposta Curricular dos cursos de pós-graduação em música da UDESC.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.