Processos Músico-Instrumentais - PROMUSI
Possui graduação em Música Bacharelado em Instrumento Piano pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (1994), Mestrado em Música em Instrumento Piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1998) e Doutorado em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor associado na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, onde orienta trabalhos de mestrado e coordena projetos de pesquisa. Tem vasta experiência como camerista e desenvolve pesquisa nas áreas de análise musical, estética e interpretação musical, abordando os seguintes temas: piano, análise musical, Schenker, Ernst mahle, harmonia, estética, música de salão. Foi editor da revista DAPesquisa (2009 a 2013) e atualmente é membro do corpo editorial da revista Debates (UNIRIO) e editor da revista Orfeu, do PPGMUS-UDESC.
Heinrich Schenker: análise, teoria e performance
Este projeto visa retomar e dar continuidade a um projeto de pesquisa desenvolvido entre os anos de 2006 e 2010, intitulado "Procedimentos Analíticos e Princípios Filosóficos: uma avaliação crítica da obra de Heinrich Shenker". O projeto conta com a participação da Profª Drª Cristina Capparelli Gerling (PPGMUS/UFRGS), aluna de Ernst Oster nos EUA e pioneira no estudo da obra de Schenker no Brasil. Encontram-se entre os objetivos do projeto estudar a obra teórica de Heinrich Schenker (1868-1935) bem como produzir análises originais de repertório tonal; também considera-se abordar a obra dos chamados teóricos "neo-schenkerianos", responsáveis por adaptações conceituais e metodológicas na teoria schenkeriana, de modo a contemplar o repertório pré e pós tonal. A metodologia consistirá basicamente em pesquisa bibliográfica, análise e performance de obras musicais. Prevê-se a produção de artigos científicos, publicação de livros e capítulos, planejamento de disciplinas em nível de graduação e pós-graduação, além de performances musicais vinculadas ao conceito de pesquisa artística.
Início: 2019
O projeto tem por objetivo abordar sob um triplo enfoque interpretativo, analítico e musicológico o repertório musical recente e contemporâneo, mais especificamente aquele produzido para piano e música de câmara a partir da segunda metade do século XX. Às inovações composicionais e estéticas trazidas por este repertório (uso mais intenso da tecnologia, notação musical alternativa, materiais sonoros não convencionais etc.) corresponde uma nova atitude interpretativa, com transformações importantes nos limites que distinguem as funções de compositor, intérprete e ouvinte. Como procedimento metodológico padrão, procuraremos combinar a experiência da performance do repertório com processos analíticos e contextualização musicológica, a fim de adquirir o máximo de propriedade estilística, técnica e estética na performance e o maior grau possível de profundidade crítica na produção acadêmica.
Início: 2013
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.