Viviane Beineke é Professora Associada do Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) e do Mestrado Profissional em Artes (ProfArtes). Líder do Inventa - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical, juntamente com a Profa. Dra. Sandra Mara da Cunha. Cursou o mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), escrevendo a dissertação O conhecimento prático do professor de música: três estudos de caso, no campo da formação de professores. Cursou o doutorado em música na mesma instituição, desenvolvendo a tese Processos intersubjetivos na composição musical de crianças: um estudo sobre a aprendizagem criativa. Realizou Pós-Doutorado na Ludwig-Maximilians-Universität München, LMU, Alemanha, como bolsista da CAPES, com projeto que focalizou as interfaces teóricas e metodológicas entre as abordagens da aprendizagem criativa e das comunidades de prática na educação musical. Foi coordenadora do PPGMUS no triênio 2017-2020. Sua experiência profissional inclui também a atuação, durante 10 anos, como professora de música em escola básica. Durante 7 anos ministrou a disciplina “Produção de Material Didático para Educação Musical” no Curso de Licenciatura a Distância da UAB/Universidade Federal de São Carlos. Foi membro do Conselho Editorial da Revista da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) e Editora da Revista Música na Educação Básica da ABEM (2016-2019). Foi Coordenadora dos Cursos de Música da UDESC durante o biênio 2001-2003. Atua na produção de materiais didáticos e publicou a coleção Canções do mundo para tocar, com arranjos para grupo instrumental de canções de diferentes países e o livro/CD/CD-Rom para crianças Lenga la Lenga: jogos de mãos e copos, publicado no Brasil, Portugal e Uruguai. Realizou cursos e oficinas para professores no Brasil, Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Portugal e Uruguai. Tem artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Buscando contribuir na construção de fundamentos teórico-metodológicos para a educação musical, busca articular teoria e práticas pedagógicas em diferentes contextos de ensino e aprendizagem musical. Desenvolve pesquisas sobre práticas criativas em educação musical, aprendizagem criativa, didática e metodologias do ensino de música, ensino instrumental, produção de material didático e formação do professor de música.
Práticas Criativas em Educação Musical: interfaces teóricas e metodológicas
A pesquisa está situada no campo de estudos sobre a aprendizagem criativa, conceito emergente nas áreas de Educação e de Educação Musical que focaliza o desenvolvimento criativo de crianças e jovens em situação de aprendizagem. Apesar do reconhecimento da importância de práticas criativas no ensino de música, esta ainda é uma atividade, de modo geral, trabalhada de forma pouco sistemática, tanto no contexto da escola básica como em outros contextos. Uma questão recorrente é a necessidade de construir referenciais que articulem os estudos teóricos às práticas educativas. Nessa perspectiva, o objetivo central deste projeto é investigar as dimensões e articulações teórico-metodológicas implicadas nos processos de ensino criativo e de aprendizagem musical criativa, a partir do planejamento e acompanhamento de projetos criativo-musicais. O estudo é de natureza qualitativa e caracteriza-se como pesquisa participante, realizada colaborativamente com professores de música. O desenho de pesquisa prevê três fases de produção de dados. A primeira prevê o planejamento de projetos criativo-musicais a serem desenvolvidos na escola em que o/a professor/a participante da pesquisa atua. A segunda fase consiste no acompanhamento de tais projetos, momento em que serão produzidos registros através de gravações de áudio e/ou vídeo, relatórios de observação e/ou portfólios produzidos pelos/as professoras/as participantes da pesquisa. A terceira fase será realizada coletivamente pela equipe de pesquisa e consiste na avaliação e reflexão sobre os projetos criativo-musicais desenvolvidos em sala de aula. Dessa forma, a pesquisa volta-se também à formação de professores (formação inicial e formação em serviço), buscando construir propostas de educação musical que reflitam de forma contextualizada sobre a relação do estudante com a música e a função do professor nesse processo. Acredita-se que os resultados deste trabalho possam contribuir na elaboração de fundamentos teóricos e princípios metodológicos para a educação musical que favoreçam o desenvolvimento musical criativo e fortaleçam a educação musical no país.
Início: agosto 2016
BEINEKE, Viviane. Entre linhas e costuras criamos constelações: estudos sobre a aprendizagem criativa em educação musical. In: SCHAMBECK, Regina Finck; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira; BEINEKE, Viviane (Orgs.). Processos e práticas em educação musical: formação e pesquisa. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019. p. 179-196,
BEINEKE, Viviane. Um olhar sistêmico para as práticas musicais criativas na educação musical. In: Rosane Cardoso de Araújo. (Org.). Educação musical: criatividade e motivação. Curitiba: Appris, 2019. p. 53-90.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.