música, educação e infância - mei
Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela mesma instituição. Mestre em Artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, graduada em Instrumento-Piano, licenciada em Música e especialização em Educação Musical pela Universidade Federal de Goiás. Professora do Departamento de Música do Centro de Artes - CEART, da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis-SC. Editora da Revista NUPEART, do CEART/UDESC. Líder do Inventa - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical, juntamente com a Profa. Dra. Viviane Beineke e membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil e Sociologia da Infância - GEPSI, vinculado à FEUSP. Tem experiência na área de Artes e da Educação, com ênfase em Educação Musical, com atuação e pesquisa que articulam os campos da educação musical, estudos da infância, sociologia da infância, formação de professores e educação infantil. Os estudos e investigações mais recentes têm se constituído com base nas interlocuções entre música, educação e infância, com o objetivo de pensar o lugar das crianças na educação musical, a partir de marcadores como processos criativos e aprendizagens colaborativas intergeracionais e intrageracionais.
Crianças na aula de música: participação infantil na educação musical escolar
Este projeto de pesquisa tem como objeto de estudo a participação infantil, e seu objetivo seria o de trabalhar junto aos alunos das disciplinas Estágio Supervisionado III e IV da Licenciatura em Música do Centro de Artes da UDESC no planejamento e desenvolvimento de propostas pedagógicas que abram espaços e tempos para a participação de crianças e jovens em suas aulas de música, tendo como base fundamentos teóricos vindos da Educação Musical e dos Estudos da Infância, com maior ênfase na Sociologia da Infância. Os objetivos secundários seriam: (1) visibilizar as crianças fazendo música, revelando as relações que estabelecem com essa linguagem e seus pontos de vista acerca de sua aprendizagem; (2) pesquisar fundamentos teórico-metodológicos para subsidiar práticas de ensino de música mais abertas à participação infantil; (3) repensar concepções de infância e de educação musical e sua ligação com as práticas; (4) desvelar o impacto do adultocentrismo nas relações educativas com crianças no decorrer do estágio supervisionado. A principal fonte para essa investigação seriam as narrativas de estágios, expressas por meio de relatos, filmes e fotos, que podem ser acrescidas pelos relatórios de estágio e TCCs - trabalhos de conclusão de curso que versem sobre os estágios supervisionados. A pesquisa seria desenvolvida no decorrer de quatro anos e a metodologia a ser adotada seria a pesquisa-ação educativa. Como resultados, espera-se que a pesquisa possa contribuir para conhecer melhor os impactos de aprendizagens musicais construídas com a participação cidadã de bebês, crianças e jovens nas aulas de licenciandos em música.
Início: agosto 2019
CUNHA, S. M. Educação musical e sociologia da infância no Brasil: diálogos em construção. Opus, vol. 28, p. 1-21, 2022. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2022.28.27
CUNHA, S. M. Geração, um conceito situado: considerações a partir de uma etnografia com crianças e jovens congadeiros. Runa, archivo para las ciencias del hombre, vol 42 no. 2, p. 193-210, 2021. Disponível em: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/runa/article/view/7608
CUNHA, S. M. Crianças pequenas e arte: expressões e significações. Em aberto, vol. 34, n. 110, p. 75-84, 2021. Disponível em: http://200.130.24.27/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4587
CUNHA, S. M. Crianças e música: educação musical e estudos da infância em diálogo. Childhood & philosophy, v. 16, p. 01-20, 2020
CUNHA, S. M. Caixinha com sons na educação infantil. Revista Música na Educação Básica, v. 09, p. 08-17, 2019.
CUNHA, S.M.; NUNES, M. D. F. Etnografia e outras metodologias de pesquisa participativa com crianças: considerações a partir de um jogo de cartas. Cadernos Cenpec, v. 8, p. 134-152, 2018.
CUNHA, S. M. CRIANÇAS FAZENDO ARTE: processos de criação artística e formação profissional docente para a educação infantil. POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 12, p. 235-250, 2018.
CUNHA, S. M. Quebra-cabeça sonoro: um jogo chamado criação musical. Orfeu, v. 2, p. 45-68, 2017.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0337703331830926
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2952-1796
ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Sandra_Cunha4
Academia.edu: https://udesc.academia.edu/SandraCunha
Inventa - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical: https://www.udesc.br/ceart/inventa
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.