Música, Cultura e Sociedade - MUSICS
Currículo
Possui Bacharelado em Música com habilitação em regência pela Universidade Estadual de Campinas (1986). É Mestre em Musicologia pela ECA-USP, sob orientação do Prof. Dr. Rodolfo Coelho de Souza, e Doutora na mesma universidade em musicologia sob a orientação do Prof. Dr. Rubens Russomano Ricciardi. Foi regente coral da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho nos campi de Franca e Jaboticabal de 2003 a 2015. Atuou como regente convidada do Madrigal Ademus, ligado ao Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de música, em regência, composição e arranjos para coro. Na área de teatro atuou como compositora de trilhas musicais e interpretação teatral. Em educação atuou como professora de música especializada em pedagogia Waldorf. Desenvolveu um projeto de pesquisa para o Museu de Imagem e do Som de Ribeirão Preto sobre o rádio clube PRA-7. É integrante desde 2013 do laboratório de Ciência da Performance NAP-CIPEM do Departamento de Música da FFCLRP/USP, e desde 2014 do Grupo de Pesquisa CNPq Poíesis, Práxis e Theoria em Música. É integrante do grupo de câmara Brasil Matuto desde sua fundação em 2014 como pianista, violonista, regente e cantora. Atualmente é docente efetiva do Departamento de Música do Centro de Artes da Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC/CEART nas áreas de Regência, Prática de Coral e Prática de Conjunto, aprovada em concurso público em julho/2015. Em 2017 ingressou no grupo de pesquisa MusiCS do Departamento de Música da UDESC.
Projeto de Pesquisa
O regente e a construção da aísthesis musical do educando
O projeto investiga as possibilidades de formação e atuação do professor de música enquanto regente e educador no processo da construção da aísthesis (sensibilidade, percepção sensorial) musical dos educandos. Esse processo é responsável pela percepção, pela formação do gosto musical e do juízo estético através da compreensão dos parâmetros musicais, dos atributos de expressão e dos princípios da poética musical que compõem as dimensões estruturais da música. Em nossa contemporaneidade tecnológica e informatizada, a estandardização para o consumo de massa, conceito trabalhado por T. Adorno, pode levar a um adestramento na aísthesis ao promover um estado de quase permanente distração e de entretenimento industrializado, divergente da aísthesis construída a partir de vivências lúdicas, desafios, jogos. A aproximação com os diferentes universos culturais e musicais colabora nesse processo de construção estética ao propiciar a articulação, interpretação, compreensão e formação do pensamento com potência crítica. Essa nova percepção estandardizada teve impacto expressivo nos hábitos de audição, na área da educação e formação musical. A presente pesquisa tem o objetivo de investigar, a partir da Teoria Crítica (Adorno, Benjamim, Horkheimer) e dos referenciais teóricos a partir de então, as possibilidades para uma formação mais crítica do professor de música, colaborando com sua atuação enquanto regente educador nos diferentes contextos: ensino de música na educação escolar, na educação não escolar e nas escolas especializadas de música, contribuindo para o processo de construção de uma aísthesis mais emancipada do adestramento sensorial para o consumo. Nesta pesquisa procuraremos também discutir e apontar alternativas que retomem a concentração e o esforço consciente da percepção - análise, interpretação e compreensão da obra musical para um pensar crítico. O referencial teórico da pesquisa abordará, de forma dialética, os ensaios filosóficos de Theodor W. Adorno, Martin Heidegger, Herbert Marcuse, Luigi Pareyson, Gilles Lipovetisky, Edgar Morin, Edson Zampronha e Alexandre da Silva Costa sobre o processo de construção da aísthesis, vislumbrando-se uma formação crítica do professor de música e sua atuação na sociedade. As alternativas de atuação levantadas e estudadas deverão ser aplicadas na práxis musical dos graduandos no exercício da função de regente educador de grupos musicais (vocais e/ou instrumentais), contemplando a interação das três atividades musicais: poética (composição), prática (interpretação, performance) e teoria (musicologia, pesquisa). O graduando, na função de regente de um grupo musical, buscará compreender e aproximar-se da obra musical ancorado na pesquisa musicológica e em procedimentos de análise música, para então. escolher estratégias para conduzir o aprendizado do grupo e a performance musical da obra.
Projeto iniciado em 2016 e prorrogado em 2021.
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