MUSICS - Música, Cultura e Sociedade
É bacharel (2001 - Música - Regência e Cravo), mestre (2006) e doutor (2011) em Música pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e licenciado (2017) em Artes pelo Centro Universitário Claretiano. Tem experiência na docência no ensino superior, na formação de músicos e professores de música. Atua também como professor de música na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), inclusive com experiência no ensino de música para crianças e jovens com necessidades especiais. Dedica-se principalmente ao ensino e à pesquisa, com ênfase nas áreas da Musicologia, História da Teoria Musical (poéticas antigas e retórica musical), Educação Musical e Regência. Atualmente, desenvolve projeto de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, com apoio da CAPES, e atua como professor substituto de Artes no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Capivari.
Cassiano Barros holds a Bachelor of Music Degree (2001 – Majors in Conducting and Harpsichord), Master in Music (2006) and PhD in Music (2011) from the State University of Campinas - Unicamp and a Bachelor in Art Education Degree from the Claretiano University Center (2017). Barros has been working over eight years as a university professor, devoted to the education of musicians and music teachers, and as a teacher of music and art in Basic Education (Kindergarten, Middle and Highschool), with experience in processes of inclusion of children with special needs. Barros is devoted to teaching and research, focused on Musicology, History of Music Theory (ancient poetics and musical rhetoric), Music Education and Conducting. Currently, Barros holds a post-doctoral position at Santa Catarina State University - Udesc, granted by CAPES, and works as a substitute teacher of Art at Federal Institute of Education Science and Technology of São Paulo – Campus Capivari.
O processo de composição musical no contexto da Musica Poetica – estudo comparativo das propostas de J. Burmeister, C. Bernhard e J. Mattheson
Este projeto tem como objetivo geral compreender historicamente três processos de composição musical, cada um representativo respectivamente de três momentos históricos distintos da tradição da Musica Poetica alemã, a saber, o de Joachim Burmeister (1606), o de Christoph Bernhard (1660) e o de Johann Mattheson (1739). A partir da comparação entre eles, procuro identificar semelhanças e diferenças entre os preceitos composicionais apresentados por cada autor, em relação às causas material, formal, final e eficiente de cada proposta; conhecer as referências estilísticas, poéticas e filosóficas de cada um desses autores, enquanto forma de recuperar o horizonte de sentido de suas propostas; compreender a análise musical apresentada por cada autor em seu tratado, enquanto ilustração das teorias compositivas propostas por eles, na perspectiva de desvelar possíveis sentidos, técnicas e processos ocultos pelo distanciamento histórico; e compreender a maneira como cada tratadista materializa a orientação retórica em suas prescrições composicionais e como as reconhece no repertório referenciado. Com isso, buscamos contribuir para a compreensão do contexto de produção do repertório musical antigo, reconstruir sua rede de relações, de interlocutores e seus sentidos, conhecer as possíveis formas de realização de cada estilo, pelo que existe em ato, materializado no repertório conhecido, e pelo que existe em potência, descrito nos tratados e manuais como técnica ou princípio poético e/ou estético.
Início: 01/10/2019
BARROS, Cassiano. Uma chave para a Música do Século XVIII. Curitiba: Editora Appris, 2019.
BARROS, Cassiano de Almeida; NASCIMENTO, Andreia Miranda Moraes do; OLIVEIRA, Aline Raquel Costa de. Educação musical nas escolas públicas do Estado de São Paulo: o material didático de acordo com os professores de Artes. In: GUILHERME, Willian Douglas (Org.). Educação no Brasil: Experiências, Desafios e Perspectivas 3. 1ed.Ponta Grossa/PR: Atena Editora, 2019, v. 3, p. 215-222.
BARROS, Cassiano de Almeida. A lógica da expressão musical no Classicismo: uma revisão dos tratados de H. C. Koch. PER MUSI (ONLINE), p. 1-16, 2018.
BARROS, Cassiano de Almeida. O contexto de produção e recepção dos quartetos opus 10 de W. A. Mozart. OPUS (BELO HORIZONTE. ONLINE), v. 24, p. 55-70, 2018.
BARROS, Cassiano de Almeida. O conceito de imitação na poética musical de H. C. Koch. Música Hodie, v. 9, p. 29-46, 2010.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7140924802081219
Academia.edu: https://udesc.academia.edu/CassianoBarros
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.