Euridiana Silva é professora em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da UDESC; professora do Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB) eprofessora no curso de especialização em VOZ, com ênfase em voz cantada da FELUMA (Fundação Lucas Machado – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais), atuando na área de percepção social da música e ensino coletivo de teclado. Cursou o mestrado em música na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escrevendo a dissertação “E o verbo se fez canto”: músicas, discursos e cultos evangélicos, defendida em 2009. Em 2019, concluiu o doutorado na mesma instituição, na linha de educação musical, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Heloísa Feichas, defendendo a tese: Da arte de (re)posicionar-se: educação musical superior e formação de identidades profissionais de bacharéis em música que atuam no ensino. Tal pesquisa, com viés sociológico, trabalhou com bacharéis egressos de quatro Instituições de Ensino Superior em Música, apontando as realidades e necessidades da formação de bacharéis e da atuação do músico profissional. O trabalho foi premiado pelo Prêmio de Teses UFMG 2019, como melhor trabalho do PPGMUS. Durante o doutorado, atuou como colaboradora no desenvolvimento de plataformas e metodologias de ensino e avaliação de alunos em ambientes híbridos de aprendizagem na Faculdade de Odontologia da UFMG. Tal projeto permitiu reflexões sobre o ensino superior, de forma generalizada, levantando questões sobre ensino-aprendizagem, tecnologias de informação e avaliação aplicáveis a quaisquer áreas. Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Observatório del Musicar (Universidad de Costa Rica – UCR), no projeto Pedagogías críticas em la educación musical y artística a escala internacional.
Educação Musical Superior, decolonialismo e fronteiras: dos currículos às práticas musicais na América Latina
A América Latina carrega em si muitas fronteiras, geográficas e sociopolíticas em diferentes proporções, que abrangem desde limites territoriais e barreiras linguísticas às microesferas sociais de classificação econômica. Definir fronteiras musicais aqui deve considerar não somente as diferenças entre a América hispano hablante, a portuguesa a e francesa, mas considerar a profusão de línguas oficiais de povos tradicionais, a existência de línguas de sinais, dialetos sociais geracionais, e a construção dos múltiplos conceitos de “música popular” em oposição à música de concerto. O campo deste projeto será construído nas Instituições de ensino superior faz faixas de fronteira latino-americanas, que, devido ao maior trânsito migratório me permitem supor uma convivência maior de diferentes culturas nestas faixas. E, partindo destas suposições, parto das seguintes questões: (1) Como se constituem as estruturas curriculares da Educação Musical em IES de fronteira? Considerando conteúdo programático, currículo oficial, políticas de formação das Instituições. (2) Tais políticas curriculares contemplam a possibilidade de convivência intercultural? Considerando disciplinas em grades curriculares, programas de ações culturais, programas de extensão universitária. (3) Quais as possibilidades decoloniais dentro destes currículos? Supondo a convivência de diferentes epistemologias musicais nas fronteiras socioculturais. Tais questões, primeiramente, pretendem ser refletidas como estudo teórico e documental, não excluindo, contudo, necessidades futuras de estudos etnográficos dos cursos, com vistas a compreensão do currículo posto em prática, e na ação discente-docente como lugar do pensamento/ação decolonial.
Início: março 2020
Renovação do projeto: junho de 2021
Tese de doutorado: Da arte de (re)posicionar-se: Educação Musical Superior e construção de identidades profissionais de bacharéis em música que atuam no ensino (2019). Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/32239
(Educ)AÇÃO Musical Superior no Sudeste do Brasil: Currículo como Prática e Possibilidades de Ações do Pensamento (De)colonialista (2019). Acesse aqui.
Evaluation of Teacher Training Courses in Music: Reflections on Brazil (2018). Acesse aqui.
Músicos-educadores: reflexões sobre atuação profissional de músicos no ensino, educação musical superior e expectativas de alunos e egressos de universidades de Minas Gerais / Brasil (2016). Acesse aqui.
Mana-música: interpretações de músicas, cultos e discursos evangélicos (2010). Acesse aqui.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0822073326668838
Outros Links:
Observatório del Musicar: http://www.obsmusicar.ucr.ac.cr/
Academia.Edu: https://udesc.academia.edu/EuridianaSilva
TripTango: https://bit.ly/2Olb9M5
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