Música, Cultura e Sociedade - MUSICS
Acácio Piedade é bacharel em composição na UNICAMP. Estudou com Almeida Prado, Damiano Cozzella, Conrado Silva e Hans-Joachim Koellreutter. Concluiu seu doutorado na UFSC na área de antropologia com suas pesquisas sobre a música de povos indígenas da Amazônia. Realizou um pós-doutorado em musicologia analítica na Universidade Paris Sorbonne, França, e um pós-doutorado em composição e música transcultural na Escola Superior de Música Franz Liszt - Weimar, Alemanha. Membro da Associação Alemã de Compositores (DKV), possui um catálogo com mais de 100 obras para instrumentos solo, música de câmara, orquestra, música eletroacústica e grupos mistos, tendo recebido prêmios nacionais e internacionais. No Departamento de Música e no Mestrado em Música na UDESC ministra disciplinas de análise e composição. Orienta trabalhos na área de composição, análise e musicologia-etnomusicologia envolvendo temas como criação artística, poéticas musicais contemporâneas, análise e significação musical.
A poética da criação musical: desdobramentos, pesquisa e produção em composição
O projeto toma a Criação Musical em seu horizonte mais abrangente: pesquisa, produção artística e produção de conhecimento. Abraçando a criação musical como poética de amplo espectro, o projeto tem como fundamento a investigação teórico-prática na área da Composição, envolvendo tanto as disciplinas musicais correlatas (Teoria e Análise, Orquestração, Estruturação, Musicologia etc.) quanto algumas áreas das Humanidades (Filosofia, Antropologia, Retórica, Literatura, Semiótica). Partindo de leituras cruzadas dessa literatura, o projeto realiza experimentações de criação sonora com pesquisa e análise de sons e estruturas musicais em instrumentos musicais, objetos sonoros e meios eletroacústicos. A partir daí são construídos produtos criativos, particularmente composições originais para diversas formações e meios, desde a sala de concerto até performances multimídia, música para obras audiovisuais, peças de teatro, dança, entre outros. A investigação inclui leitura e análise de obras musicais atuais e a reflexão crítica sobre as relações entre criação musical, cultura e sociedade, produzindo artigos acadêmicos sobre teoria da composição, linguagens musicais contemporâneas, ensino e didática de composição, improvisação, significação e retórica na música, relações entre som e imagem, teoria do gesto, sonologia, multimeios e estudos transdisciplinares.
Início: 01/08/2016
Acácio Piedade is Bachelor's in Composition at the University of Campinas (UNICAMP), São Paulo, Brazil. He studied Composition with Almeida Prado, Damiano Cozzella, Conrado Silva and Hans-Joachim Koellreutter. He holds a PhD in Anthropology at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), where he researched the music of Amazonian Indigenous peoples. He carried a postdoctoral research in Analytical Musicology at the Paris Sorbonne University, France, and a postdoctoral research in Composition and Transcultural Music at the University of Music Franz Liszt - Weimar, Germany. His compositions count more than one hundred works for solo instruments, chamber music, orchestra, electro-acoustic and mixed ensembles. Professor Piedade is a member of the German Association of Composers (DKV) and he won composition prizes in National and International competitions. Associate Professor at the Music Department and at the Graduate Program at the UDESC, Acácio Piedade teaches Composition and Analysis. He coordinates research in Composition, Analysis and Musicology-Ethnomusicology, concerning topics such as Artistic Creation, Contemporary Music, Analysis and Musical Meaning.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2562406335360502
Site pessoal: http://www.acaciopiedade.com
Soundcloud: https://soundcloud.com/acaciopiedade
Academia: https://udesc.academia.edu/AcácioPiedade
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.