A estrutura curricular dos Cursos de Mestrado e de Doutorado é a mesma, com uma única disciplina obrigatória para cada um dos cursos: "Pesquisa em Música" para o curso de Mestrado e "Epistemologia da Música" para o curso de Doutorado e um conjunto de disciplinas eletivas. As disciplinas eletivas estão agrupadas em dois conjuntos de disciplinas: (1) as disciplinas eletivas específicas de cada linha de pesquisa que compõe o curso de mestrado e (2) as disciplinas eletivas transversais às linhas de pesquisa. As disciplinas eletivas são ofertadas a cada semestre, de acordo com a demanda e/ou disponibilidade do corpo docente. As disciplinas dos dois cursos são todas compartilhadas, com exceção da disciplina "Epistemologia da Música", que é exclusiva do curso de Doutorado.
Acesse abaixo as ementas das disciplinas dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Música.
Disciplina obrigatória para todas as linhas
Mestrado: Pesquisa em Música
A construção do conhecimento científico. Pressupostos epistemológicos da pesquisa em música. Paradigmas e tendências atuais da pesquisa em música. A ética na pesquisa. Abordagens e questões teórico-metodológicas na construção do projeto de pesquisa.
Doutorado: Epistemologia da Música [exclusiva do Doutorado]
A produção de conhecimento em música. Teorias do conhecimento e o campo científico. Questões teórico-metodológicas, filosóficas e culturais na pesquisa em música. Fundamentos e campos epistemológicos na produção científica e artística em música.
Eletivas da linha Educação Musical
Crianças na aula de música: contribuições dos estudos sociais da infância para a educação musical
Educação musical e seus processos de ensinar, aprender e fazer música nas interações intergeracionais e intrageracionais, em diferentes contextos educativos e socioculturais. Sociologia da infância e estudos sociais da infância: contribuições para pensar as crianças e a infância na educação musical. Crianças e suas investigações sonoras. Crianças como autoras de suas próprias músicas. Por uma educação musical da infância.
Criatividade, música e educação
Conceitos e definições de criatividade e suas implicações para a educação musical. Perspectivas e tendências de pesquisa no campo da criatividade musical, ensino criativo e aprendizagem musical criativa. Comunidades de aprendizagem musical, práticas musicais colaborativas e comunitárias. Práticas criativas nos processos de ensino e de aprendizagem musical.
Criatividades e pedagogias críticas em educação musical
As múltiplas criatividades musicais na perspectiva de práticas emancipatórias em educação musical. Interculturalismo crítico, estudos decoloniais e suas interfaces com as criatividades musicais. Fundamentos e perspectivas teóricas entre o ensino e a aprendizagem criativa, justiça social, educação das relações étnico-raciais, cidadania artística e pedagogias críticas.
Educação musical e pesquisa
Pesquisas no campo da música na educação básica e contextos não escolares: perspectivas e tendências atuais. Abordagens qualitativas e quantitativas: características, limites e possibilidades. Relação entre pesquisa e práticas musicais a partir da observação, do registro e da análise de dados.
Formação e prática docente em música
A construção do conhecimento profissional para o exercício da atividade docente na área de música. Processos alternativos de formação. Relações entre prática docente, trabalho docente e profissão docente. Desenvolvimento profissional como objeto da formação. Educação na era digital. Produção científica sobre formação docente em música.
Legislação, currículo e educação musical
O ensino de música na educação brasileira: aspectos históricos e situação atual. Legislação educacional e documentos normativos para a educação musical escolar. Políticas públicas e orientações curriculares para a educação básica e para a educação superior. A inserção da música em propostas curriculares.
Música, diversidade e inclusão
Problematização das políticas educacionais para os alunos da educação especial. Diversidade na organização escolar. Currículo e inclusão na educação musical. Ação pedagógica e práticas musicais para alunos com deficiências.
Perspectiva (auto)biográfica nos estudos de formação docente em música
Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Narrativas (auto)biográficas como método de pesquisa e formação. Memoriais de formação de professores no exercício da docência e de licenciandos, mestrandos e doutorandos em educação musical. Pesquisa-formação e as (re)constituições identitárias. Histórias de vida e narrativas (auto)biográficas.
Pesquisa com crianças em educação musical
Perspectivas teóricas e metodológicas na pesquisa com crianças em educação musical. Registro e documentação da prática pedagógico-musical. Questões éticas na pesquisa com crianças. A voz das crianças na pesquisa em educação musical.
Projetos criativo-musicais na educação das relações étnico-raciais
Produção de materiais pedagógicos, práticas criativas e educação das relações étnico-raciais em perspectiva antirracista. Estudos de levantamento, análise e crítica de materiais didáticos na área de música para a educação básica. Processos colaborativos de composição e improvisação na educação musical. Fundamentos teórico-metodológicos e suas interfaces na produção de projetos criativo-musicais.
Fundamentos da educação musical I
Fundamentos filosóficos e psicológicos para a compreensão e a crítica de processos e práticas de educação musical. Aspectos psicológicos e cognitivos nos processos de ensino e de aprendizagem musical. A natureza da música e da experiência musical na perspectiva da filosofia da educação musical.
Fundamentos da educação musical II
Introdução à perspectiva sociocultural da Educação Musical. Processos de organização das práticas musicais e de construção social de significados musicais. Estudo de práticas pedagógicas e de processos de transmissão e recepção de saberes musicais em diversos contextos sociais e culturais. Abordagens etnomusicológicas e suas contribuições para a educação musical.
Estudos avançados em educação musical
Perspectivas teóricas e práticas da educação musical. Tópicos específicos relacionados à pesquisa e à produção acadêmica na área de educação musical.
Eletivas da linha Teoria e História
Biografia, cinebiografia e documentários musicais na pesquisa
A biografia como perspectiva de abordagem na pesquisa da história e música. As trajetórias e experiências nas práticas musicais e seu registro pelo audiovisual. Os relatos biográficos e a discussão acerca da ficcionalização e reconstituição historiográfica e musicológica a partir dos documentários sonoros e audiovisuais.
Fonogramas e acervos musicais na história da música popular no Brasil
Problematização acerca das fontes musicais na pesquisa historiográfica. Os fonogramas e registro de canções: limites e dilemas sobre a salvaguarda da documentação. Arquivos e espaços institucionais criados no século XX. Os (novos) espaços da memória musical: blogs, sites e plataformas como suporte. Sobre a condição dos estudiosos em música e as distintas práticas e abordagens: do colecionador a pesquisa com apoio acadêmico.
Tópicos em musicologia
Metodologias, técnicas e abordagens para a pesquisa em musicologia histórica. Interfaces entre música e história.
Musicologia histórica no Brasil
A historiografia da música no Brasil. Abordagem histórica, desenvolvimentos recentes e perspectivas para a pesquisa histórico-musicológica no Brasil.
Teoria, análise musical e repertório popular
Correlações entre teoria musical, interpretação crítico analítica e processos de valoração em música popular. Estudos acerca de sucessos, especificidades e limites da teoria e análise musical que, atenta à permanência de traços românticos, se volta para repertórios da música popular urbana e cosmopolita produzida entre finais do século XIX e finais do século XX (choro, Tin Pan Alley, jazz, samba canção, bossa nova, samba jazz, MPB etc.).
Fundamentos da pesquisa arquivística
Questões relacionadas à pesquisa histórico-musicológica a partir de fontes documentais preservadas em arquivos. Fundamentos de arquivologia. A pesquisa em acervos sistematizados e não-sistematizados.
Participação feminina na canção em fonograma
A presença feminina e a musa como condição inspiradora da poesia, literatura e identidade popular. As discussões de gênero relacionadas a participação feminina nas práticas musicais: uma discussão necessária. As trajetórias de Intérpretes e compositoras como estudos de caso: a compreensão da inserção da mulher no mercado de trabalho e na profissionalização musical.
Teoria e análise musical em repertório tonal
Estudo de questões técnicas, metodológicas, interpretativas e crítico valorativas em repertório tonal. Nexos entre teoria musical e perspectivas analíticas que abordam o texto musical e seu contexto.
Tópicos em teoria musical
Estudo de premissas, argumentos, conclusões e métodos em diferentes ramos da teoria musical ocidental. Correlações entre trajetórias das práticas e discursos teóricos e questões de fundo filosófico, didático pedagógico, ideológico, sociológico e histórico.
Estudos avançados em teoria musical e história
Perspectivas teóricas e práticas na pesquisa em musicologia histórica e teoria musical. Tópicos específicos relacionados à pesquisa e à produção acadêmica recentes na área.
Eletivas da linha Processos Criativos
Análise schenkeriana
Conceitos fundamentais da teoria schenkeriana. Contextualização histórica e filosófica. Análise de repertório.
Estudos de música e tempo
Estudos da música como tempo virtual e tempo vivido, de concepções de tempo em outras culturas (com ênfase na Índia e Japão), e da relação entre épocas culturais e concepções culturais de tempo. O foco principal da disciplina é, no entanto, o estudo do pensamento de compositores contemporâneos e do século XX (Stravinsky, Messiaen, Stockhausen, Grisey, Ferneyhough, Irlandini, Takemitsu, Yuasa, entre outros) sobre o tempo musical e da relação entre poéticas composicionais e temporalidade musical. Análise de obras musicais do ponto de vista da temporalidade, entendida não só como o transcorrer do tempo como um continuum de espaço-tempo, utilizando conceitos de teleologia, dialética, linearidade, não-linearidade, continuidade, descontinuidade, circularidade etc. Relação entre rítmica e temporalidade. Relação entre harmonia/timbre e temporalidade.
Obra, corporeidade e construção sonora
Processo criativo e corporeidade: da construção à interpretação do fenômeno musical. Relação obra/estrutura, corpo/movimento e construção sonora. Gesto e interação de aspectos intrínsecos à práxis musical. Criação e interpretação musical: aspectos cognitivos.
Percepção e etnografia das práticas musicais
Os diferentes parâmetros da notação musical em seus contextos históricos e sociais. Oralidade e Escritura. As dicotomias entre escrita musical e performance. Percepção, Rítmica e estudos africanistas.
Performance e processos analíticos
Interação entre performance e análise. Estrutura musical e gestualidade instrumental. Consciência analítica e memória musical. Adequação entre processos composicionais, parâmetros analíticos e interpretação musical.
Pesquisa artística em composição e performance
Pesquisa artística e pesquisa científica. Produção de conhecimento em pesquisa artística. Projetos em pesquisa artística. Laboratório de processos criativos.
Poéticas musicais dos séculos XX e XXI: composição e estética
Estudo da composição musical nos séculos XX e XXI em perspectivas práticas, teóricas e filosóficas. Diferença entre poética e estética. Relação entre teoria e prática da composição. Análise de composições, suas técnicas e processos composicionais em relação ao pensamento musical do/a autor/a. Questões atuais e permanentes da composição e da estética: escrita (ècriture), forma, conteúdo, ordem/desordem, organização rítmica e temporal, organização espacial (harmonia), organização do timbre, estilo, complexidade, simplicidade, avant-garde/pós-modernismo, espiritualidade.
Práticas interpretativas e retórica musical
Princípios da retórica clássica. Natureza, usos e propósitos da retórica aplicada à música dos sécs. XVI, XVII e XVIII. A Teoria dos Afetos. Ornamentação e práticas musicais retoricamente regradas. Performance historicamente informada.
Práticas musicais: combinações instrumentais e repertório
Práticas musicais em grupo: interpretação de repertório de diferentes estilos e épocas e/ou temático; a prática em grupo como vetor de pesquisa e investigação artística: especificidades, estratégias e técnicas de trabalho; mesclas sonoras e arranjos instrumentais.
Seminário de análise e composição
Investigação conjunta de teorias da composição e teorias analíticas. Observação de procedimentos composicionais e aplicação de técnicas analíticas em repertório musical contemporâneo. Questões de cultura, significado e estrutura musical na abordagem analítica e no pensamento composicional.
Tópicos em pedagogia do instrumento
Teoria e fundamentos da aprendizagem do instrumento. Procedimentos e estratégias da prática e da transmissão do conhecimento. Aspectos interdisciplinares da pedagogia do instrumento. Cognição aplicada à execução instrumental. Processos de avaliação e de elaboração de material didático-instrumental.
Eletivas transversais às linhas
Construção de texto acadêmico em música
Reflexão crítica e prática na produção de textos acadêmicos em música. Análise de processos de escrita, organização, registro e análise de dados. Elaboração da escrita na argumentação e problematização de pesquisa. O referencial teórico e o diálogo com a literatura na construção, no planejamento e na interpretação de dados da pesquisa.
Estudos avançados em música
Estudos recentes na área da música, incluindo questões selecionadas nas linhas de pesquisa. Tópicos em educação musical, teoria musical, história e processos criativos. Tendências e perspectivas atuais na produção da pós-graduação em música no Brasil.
Música e pensamento decolonial latino-americano
Conceitos fundamentais de colonialismo, pós-colonialismo, descolonização e decolonialidade. Epistemicídio. Teoria geral do pensamento decolonial na América Latina. Epistemologias do Sul. Políticas públicas pluriepistêmicas e encontros de saberes. Pedagogias decoloniais. Pesquisas em música, educação musical e pensamento decolonial.
Seminário de composição I
Estudo e revisão dos fundamentos da composição. Investigação dos processos de criação através da literatura da área da composição. Aplicação de procedimentos e técnicas composicionais específicas em exercícios de composição. Morfologia e estruturação da composição. Questões de instrumentação, orquestração. Uso de computação e tecnologia na composição. Debates sobre o tempo na composição musical.
Seminário de composição II
Estudos avançados em Composição. Investigação de poéticas musicais da atualidade. Desenvolvimento de projetos composicionais. Leituras e debates sobre questões estéticas, sociais e culturais da criação contemporânea.
Tópicos em Composição Musical
Questões teóricas e musicológicas na composição. Diversidade estética das poéticas musicais. Aspectos analíticos na prática composicional. Questões interdisciplinares na criação musical. Composição, cultura e sociedade.
Ementário e bibliografias do Projeto Pedagógico 2018
Ementário e bibliografias das Disciplinas Eletivas criadas em outubro de 2020
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.