Os Grupos de Pesquisa são responsáveis por uma parcela significativa da integração da pós-graduação com a graduação. Professores e estudantes da UDESC e de outras instituições desenvolvem atividades colaborativamente, aproximando e integrando ações da graduação com a pós-graduação. Atualmente, cinco grupos de pesquisa dão continuidade às atividades dos projetos e das linhas de pesquisa do PPGMUS.
Acesse as páginas de cada grupo:
Acesse os grupos do PPGMUS no DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA DO BRASIL - CNPq
O grupo de pesquisa Educação Musical e Formação Docente, fundado em 2004, tem como objetivos ampliar as pesquisas nas áreas de formação e profissionalização do professor de música, bem como os estudos internacionais, comparativos e transculturais na área de educação musical. Nesse espaço desenvolvem-se investigações em educação musical com foco na formação e atuação docente, privilegiando temas como prática pedagógica, conhecimento e desenvolvimento profissional, estágios de ensino e processos de aprender a ensinar, práticas musicais escolares e estudos internacionais e transculturais. Orientações teóricas e metodológicas diversas fundamentam e enriquecem esse campo em estudo.
Líder: Teresa Mateiro
O INVENTA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Musical, iniciado em 2019, tem como finalidade consolidar um espaço de produção de conhecimento que articula a educação musical enquanto campo de pesquisa, formação e prática. As pesquisas do grupo enfatizam diálogos da educação musical com os estudos da infância e da aprendizagem criativa, subsidiando a construção de referenciais teóricos e metodológicos para a educação musical com crianças em diferentes contextos, formais e informais, bem como a formação de professores para atuar no âmbito do ensino de música na escola básica e em outros contextos.
Líderes: Viviane Beineke e Sandra Mara da Cunha
O grupo de pesquisa Música, Cultura e Sociedade (MUSICS), formado em março de 2004, integra pesquisadores que desenvolvem pesquisa sobre música tanto em seus aspectos estruturais quanto em seus nexos culturais e históricos. A produção do grupo é centrada nos estudos de musicologia analítica, na criação de composições originais e na interpretação musical de repertórios relacionados aos projetos de pesquisa. Há também trabalhos na musicologia geral, principalmente a histórica e a etnomusicológica. O grupo integra estudantes de pós-graduação e de graduação em atividades de pesquisa e, dentre suas atividades, estão seminários realizados por convidados e promovidos pelo próprio grupo, onde professores e estudantes apresentam e discutem temas diversos.
Líderes: Acácio Piedade e Marcos Holler
O Grupo de Pesquisa MUSE - Música e Educação, em atividade desde 2004, tem como principal objetivo desenvolver atividades de pesquisa relacionadas ao ensino de música nos mais diversos contextos. A música na educação formal, informal, e não formal faz parte do universo investigativo deste grupo de pesquisa. As ações do grupo estão dirigidas para diversas modalidades de pesquisa, abrangendo, também, ações de extensão e atividades de ensino. Além das atividades específicas de cada núcleo de trabalho e de cada pesquisa em andamento, o grupo mantém uma discussão permanente entre os seus membros através de reuniões presenciais e virtuais. O Grupo MUSE realizou pesquisa sobre a formação do professor de música no Brasil (2008 - 2013), através de projeto aprovado pelo Observatório da Educação (CAPES/ INEP/SECAD). Destaca-se também a publicação do livro The preparation of music teachers: a global perspective, organizado pelos professores Sérgio L. F. Figueiredo, José Soares e Regina F. Schambeck (Editora da ANPPOM, 2015).
Líderes: Regina Finck Schambeck e Sérgio Figueiredo
O grupo de pesquisa Processos Músico-Instrumentais – PROMUSI, em atividade desde 2000, desenvolve atividades relacionadas às articulações entre processos criativos e interpretativos, tanto teóricos quanto práticos. Este grupo é responsável, também, pela execução de Programas de Extensão que envolvem piano, violão, flauta doce e música contemporânea, realizando diversas atividades que integram estudantes da pós-graduação e da graduação. A diversidade de pesquisas e projetos artísticos desenvolvidos pelos integrantes do PROMUSI é uma das marcas do grupo, o que reflete a articulação entre as áreas de interesse de seus membros: composição, interpretação, musicologia, teoria e análise musical.
Líderes: Maria Bernardete Castelán Póvoas e Guilherme Sauerbronn de Barros
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.