O tempo de integralização do curso é de 24 meses, sendo necessário cursar no mínimo 30 créditos para a conclusão do Curso de Mestrado em Música.
A estrutura curricular do PPGMUS está organizada em disciplinas obrigatórias e eletivas. As disciplinas obrigatórias procuram desenvolver domínio da área de conhecimento do Programa, enquanto uma diversidade de disciplinas eletivas abrange os diversos conteúdos das linhas de pesquisa do Programa.
Ao serem selecionados para cursar o mestrado no PPGMUS, os alunos e alunas são vinculados a uma linha de pesquisa e lhes é designado o(a) professor(a) orientador(a), determinando sua trajetória ao longo do curso. Durante o primeiro semestre, o estudante deverá se dedicar ao aprofundamento teórico em sua linha de pesquisa, cursando disciplinas obrigatórias e eletivas.
A disciplina "Pesquisa em Música” é obrigatória para as três áreas de concentração, com 4 créditos, e enfatiza o aprimoramento metodológico no trabalho científico.
Outras disciplinas são obrigatórias para cada área de concentração:
Educação Musical - Fundamentos da Educação Musical I (4 créditos) e Fundamentos da Educação Musical II (4 créditos).
Musicologia/Etnomusicologia - Fundamentos Teóricos e História da Musicologia e Etnomusicologia (4 créditos) e Perspectivas teóricas recentes em Musicologia e Etnomusicologia (4 créditos).
Interpretação e Criação Musical - Fundamentos da Interpretação e Composição Musical (2 créditos), Laboratório de Instrumento e composição (2 créditos), Instrumento/Composição I, II, III e IV (1 crédito cada uma, sendo que os alunos vinculados a esta área de concentração optam por Instrumento I, II, III e IV ou Composição I, II, III e IV).
As disciplinas eletivas têm o potencial de aprimorar e aprofundar os conhecimentos em cada uma das áreas de concentração, linhas de pesquisa do Programa e também se articulam aos projetos de pesquisa em andamento. Considerando a natureza do projeto de dissertação e as recomendações do(a) professor(a) orientador(a) para a matrícula de seus orientandos(as), os(as) mestrandos(as) poderão se matricular em disciplinas eletivas que estão ligadas a outra área de concentração do PPGMUS.
Os alunos e alunas das três áreas de concentração (Educação Musical, Musicologia-Etnomusicologia e Criação e Interpretação Musical) deverão cumprir, no mínimo, 08 créditos em disciplinas eletivas que são oferecidas semestralmente de acordo com as demandas de formação, e considerando a disponibilidade de professores(as).
Apresentação do Projeto de Pesquisa
No final do primeiro ano (agosto), os estudantes participam do Seminário de Pesquisa, apresentando seu projeto à comunidade acadêmica e professor(a) convidado(a) externo ao Programa.
Estágio Docente
O Estágio Docente consiste na atuação dos acadêmicos do PPGMUS em atividades como docentes em disciplinas dos cursos superiores da UDESC, visando a formação para atuar no ensino superior. Tais atividades são realizadas sob supervisão de docentes dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da UDESC e incluem a colaboração na preparação de aulas, supervisão dos alunos de graduação na realização de trabalhos e pesquisas, ministração de aulas e preparação/elaboração de materiais didáticos.
Exame de Qualificação
O Exame de Qualificação é obrigatório para todos os acadêmicos do PPGMUS, devendo ser realizado até o final do 3º semestre do curso de mestrado (dezembro). A aprovação no Exame de Qualificação será incluída no histórico escolar dos estudantes. Resolução do PPGMUS normatiza todos os procedimentos com relação ao Exame de Qualificação.
Atividades Complementares
As Atividades Complementares compreendem a participação dos acadêmicos em eventos, cursos, festivais, além de produção técnica, bibliográfica e artística. Podem ser realizadas ao longo do curso.
Publicação
De acordo com os procedimentos e normas do PPGMUS, também é obrigatório que os mestrandos, ao solicitarem a defesa, comprovem a submissão de artigo para periódico com Qualis.
Recital (somente para acadêmicos da área de concentração Interpretação e Criação Musical)
O recital é obrigatório para os estudantes da área de concentração Interpretação e Criação Musical e deve ser realizado antes da defesa da dissertação. O recital será avaliado por banca examinadora composta por professores do PPGMUS e convidados externos, que atribuirão conceito aprovado ou reprovado. Sendo aprovado, o acadêmico receberá 2 créditos pela realização do recital.
Dissertação
Todos os acadêmicos do PPGMUS escrevem e defendem uma dissertação dentro do prazo máximo de 24 meses. A dissertação é avaliada por banca examinadora, de acordo com as normas vigentes na UDESC.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.