Teresa Mateiro
Ementa: A construção do conhecimento científico. Pressupostos epistemológicos da pesquisa em música. Paradigmas e tendências atuais da pesquisa em música. A ética na pesquisa. Abordagens e questões teórico-metodológicas na construção do projeto de pesquisa.
TER| 8h20 - 12h | EPISTEMOLOGIA DA MÚSICA | 4 créditos | obrigatória para o Doutorado
Guilherme Sauerbronn
Ementa: A produção de conhecimento em música. Teorias do conhecimento e o campo científico. Questões teórico-metodológicas, filosóficas e culturais na pesquisa em música. Fundamentos e campos epistemológicos na produção científica e artística em música.
* disciplina exclusiva para o Doutorado.
TER| 13h20 - 17h | MÚSICA E PENSAMENTO DECOLONIAL LATINO-AMERICANO | 4 créditos | eletiva
Vânia Müller
Ementa: Conceitos fundamentais de colonialismo, pós-colonialismo, descolonização e decolonialidade. Epistemicídio. Teoria geral do pensamento decolonial na América Latina. Epistemologias do Sul. Políticas públicas pluriepistêmicas e encontros de saberes. Pedagogias decoloniais. Pesquisas em música, educação musical e pensamento decolonial.
QUA| 8h20 - 12h | ESTUDOS DE MÚSICA E TEMPO | 4 créditos | eletiva
Luigi Irlandini
Ementa: Estudos da música como tempo virtual e tempo vivido, de concepções de tempo em outras culturas (com ênfase na Índia e Japão), e da relação entre épocas culturais e concepções culturais de tempo. O foco principal da disciplina é, no entanto, o estudo do pensamento de compositores contemporâneos e do século XX (Stravinsky, Messiaen, Stockhausen, Grisey, Ferneyhough, Irlandini, Takemitsu, Yuasa, entre outros) sobre o tempo musical e da relação entre poéticas composicionais e temporalidade musical. Análise de obras musicais do ponto de vista da temporalidade, entendida não só como o transcorrer do tempo como um continuum de espaço-tempo, utilizando conceitos de teleologia, dialética, linearidade, não-linearidade, continuidade, descontinuidade, circularidade etc. Relação entre rítmica e temporalidade. Relação entre harmonia/timbre e temporalidade.
2024/1
SEG| 8h20 - 12h | PRÁTICAS INTERPRETATIVAS E RETÓRICA MUSICAL | 4 créditos | eletiva
Luiz Fiaminghi
Ementa: Princípios da retórica clássica. Natureza, usos e propósitos da retórica aplicada à música dos sécs. XVI, XVII e XVIII. A Teoria dos Afetos. Ornamentação e práticas musicais retoricamente regradas. Performance historicamente informada.
TER| 8h20 - 12h | ANÁLISE SCHENKERIANA | 4 créditos | eletiva
Guilherme Sauerbronn
Ementa: Conceitos fundamentais da teoria schenkeriana. Contextualização histórica e filosófica. Análise de repertório.
*início da discplina em 19/03/2024.
TER| 13h20 - 15h | ESTUDOS AVANÇADOS EM MÚSICA - “Introdução à Pesquisa Artística: Conceitos, métodos e modelos” | 2 créditos | eletiva
Luiz Mantovani
Ementa: Estudos recentes na área da música, incluindo questões selecionadas nas linhas de pesquisa. Tópicos em educação musical, teoria musical, história e processos criativos. Tendências e perspectivas atuais na produção da pós-graduação em música no Brasil.
(DISCIPLINA CONCENTRADA) ESTUDOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO MUSICAL I | 2 créditos | eletiva
*(esta disciplina será oferecida em dois encontros intensivos de 15 horas cada, nos meses de Abril e Junho:
15 e 16/04/24 (2ª e 3ª feira) – das 8,30 às 12,30 e das 14 às 17 hs. (Total: 15 horas)
10 e 11/06/24 (2ª e 3ª feira) – das 8,30 às 12,30 e das 14 às 17 hs. (Total: 15 horas)
Sergio Figueiredo
Ementa: Perspectivas teóricas e práticas da educação musical. Tópicos específicos relacionados à pesquisa e à produção acadêmica na área de educação musical.
QUA| 13h20 - 17h | CRIANÇAS NA AULA DE MÚSICA: CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOCIAIS DA INFÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL | 4 créditos | eletiva
Sandra Mara da Cunha
Ementa: Educação musical e seus processos de ensinar, aprender e fazer música nas interações intergeracionais e intrageracionais, em diferentes contextos educativos e socioculturais. Sociologia da infância e estudos sociais da infância: contribuições para pensar as crianças e a infância na educação musical. Crianças e suas investigações sonoras. Crianças como autoras de suas próprias músicas. Por uma educação musical da infância.
Acesse o percurso curricular do Projeto Pedagógico do PPGMUS: MESTRADO | DOUTORADO
Acesse as disciplinas e ementas do Projeto Pedagógico do PPGMUS
Baixe o arquivo completo das Ementas e Bibliografias das disciplinas do Projeto Pedagógico do PPGMUS
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.