Processos Músico-Instrumentais - PROMUSI
Natural de Criciúma/SC tem pós-graduação em Música (UFRGS) orientada pela Dra. Cristina Caparelli Gerling (Mestrado), pelo Dr. Celso Loureiro Chaves (Doutorado), e residência na University of Iowa (EUA) com Dra. René Lecuona. Teve como professores os pianistas/pedagogos Dulce Machado, Clodomiro Caspari e Dirce Knijnik (Bacharelado e Mestrado) no Brasil, Sebastian Benda (Brasil-Suíça), Evelyne Flaow (França). Professora Associada do Departamento de Música, CEART–UDESC, é responsável por projetos, reformulações e implantação de cursos, exercendo funções administrativas. Desenvolve atividades pedagógicas de Pesquisa e Extensão na Graduação e Pós-Graduação, Interpretação e Criação Musical, e vê seus alunos destacando-se no cenário brasileiro e internacional. Coordenou o “Ciclo Intercâmbio Músico-Instrumental” (2001- 2008), I Concurso Nacional de Piano Cidade de Florianópolis (2003) e Simpósio de Cognição e Artes Musicais (2012); criou e coordenou o Programa de Extensão Piano em Foco (2008-2016). Atua como pianista e participou de júris, curadorias, estreia de obras e, com Maurício Zamith, de CD. Com Denise Cordeiro formou o Piano Duo (1987-2002) com recitais em estados brasileiros e premiação no Concurso Internacional Francisco Mignone (1994). Recebeu Prêmio Franklin Cascaes Destaque Música Erudita (2010). Com Rute Gebler (soprano) atuou junto ao Estúdio Vozes e realizou projetos com cantores (Piano Voci). Fez as turnês Piano em Foco (2011) com Rodrigo Warken e Luís Cláudio Barros, Piano Brasileiro com Mauren Frey (Porto, Évora – Portugal, Paris - França); Série Danças (2013-SC) e Brasil em Danças (2015) em Portugal (Porto, Évora e Cascais) em duo com Barros. Participou dos Congressos internacionais PERFORMA (2007, 2009, 2011), do II Encontro de Pedagogia do Piano (2014) com palestra e curso e, com o Duo Castelan&Barros, recital no II Congresso Internacional de Piano (Argentina), Conferência/Recital no PERFORMA (2013, 2015), Anppom (2015), e Simcam (2016, 2017), além da pré-estreia nacional (Florianópolis) do Concerto para Piano a Quatro Mãos de Liduino Pitombeira com a Orquestra Acadêmica UDESC e estreia com a Orquestra Sinfônica Unicamp (Campinas), sob regência de Sérgio Figueiredo e de Alessandro Sangiorgi, respectivamente. Em 2017 participou de três eventos nacionais com o Duo Castelan&Barros. Participa de eventos científicos na área da música com publicação de pesquisa interdisciplinar sobre repertório pianístico diverso, técnica e interpretação relacionadas a áreas que tratam do movimento humano, estratégias pianístico-funcionais de treinamento (habilidades demandadas ao pianista) visando à otimização do desempenho instrumental aliado ao resultado sonoro.
Evaluation of the piano technique 'Simplification of Movement through Reduced Distance' (SMRD): an experimental study
The aim of the research is to test a piano technique resource that is applied in the preparation of specific situations of instrumental implementation. The feature is called SMRD - simplification of distance reduction movement which aims to favor the pianistic efficiency of midium and big displacements on the keyboard during practice and artistic performance. Part of the investigation, the case study begun at the Aveiro University and is being developed in colaboration with researchers at the Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Músicas - LAbEAMUS (INET-md) e Laboratório de Medições do Movimento da Escola de Saúde, ESSUA of University of Aveiro, Portugal.
Início: 2019
Ação pianística, análise e coordenação motora – aplicações interdisciplinares na organização da prática e desempenho musical
Esta proposta de pesquisa tem sua origem no fato de que o movimento, um ato motor, é o meio que viabiliza a ação pianística. Propõe-se investigar a realização instrumental em sua especificidades pianístico-funcionais aliada a pressupostos da área pianística e de áreas que tratam do movimento humano, com ênfase no controle motor. O objetivo geral da pesquisa é aprofundar o estudo sobre princípios técnico-instrumentais, levantar pressupostos interáreas e estabelecer conexões com abordagens interdisciplinares do movimento, cognição, gestão e psicologia, e sua aplicação na organização da prática instrumental com vistas à otimização do desempenho pianístico e ao resultado sonoro, buscando abranger habilidades demandadas ao pianista em suas diversas funções. Os objetivos específicos são: a) investigar a relação entre coordenação motora e a simplificação-redução com a eficiência do movimento, suas consequências no tempo de trabalho e o desempenho instrumental; b) propor a aplicação de procedimentos técnico-estratégicos de organização do movimento relacionados às conexões realizadas e a possível otimização do desempenho pianístico; c) aplicar estratégias técnico-instrumentais na preparação de repertório solo e de grupos diversos em situações específicas de desempenho músico-instrumental; d) verificar possíveis relações entre conceitos levantados e as estratégias propostas com a motivação na prática pianística e aprendizagem por meio de permanente análise de ações adotadas; e) avaliar qualitativa e quantitativamente o uso de tais recursos. As ações propostas para esta investigação são: 1- revisão bibliográfica de pressupostos interdisciplinares (áreas do controle motor, educação, gestão, ergonomia, cinesiologia e biomecânica); 2- estabelecimento de conexões entre o material estudado e a prática pianística utilizando-se, entre outras estratégias técnico-instrumentais, os ciclos de movimento, SMRD do Sistema de Rodízio na orientação de repertórios solo e em grupo; 3- levantamento e aplicação de exercícios para o desenvolvimento de uma maior consciência dos membros superiores. A aplicabilidade das conexões teóricas levantadas no desempenho pianístico deverá ser avaliada por meio da realização de análises qualitativa e quantitativa através de experimento biomecânico utilizando-se métodos como a cinemetria e eletromiografia, entre outros, com a participação de pianistas, técnicos e demais pesquisadores.
Início: 2014
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1256377767989294
http://cienciaparaeducacao.org/pesquisador/maria-bernardete-castelan-povoas/
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.