Música, Cultura e Sociedade - MUSIC
Currículo
Professor nos cursos de graduação e pós-graduação da UDESC, é membro da International Association for the Study of Popular Music (IASPM), da Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular - Rama Latinoamericana (IASPM-LA) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM. Com mestrado (“Teoria da harmonia na música popular: uma definição das relações de combinação entre os acordes na harmonia tonal”, UNESP, 1994) e doutorado (“Que acorde ponho aqui? Harmonia, práticas teóricas e o estudo de planos tonais em música popular”, UNICAMP, 2010) no campo da teoria e análise da música popular é membro dos grupos de pesquisa "Processos Músico - Instrumentais" (UDESC) e "Música Popular: história, produção e linguagem" (UNICAMP). Sua atuação docente, pesquisas, publicações e orientações se desenvolvem nos campos da teoria e análise musical, contraponto, arranjo, formas musicais, música popular e harmonia tonal.
Lattes | Academia.edu | Research Gate | Soundcloud | ORCID
Projeto de Pesquisa
A teoria anda só? Questões de história e reexame analítico em repertório tonal
O projeto de pesquisa “A teoria anda só? Questões de história e reexame analítico em repertório tonal” propõe, através da revisão bibliográfica associada a rotinas de análise musical, uma investigação problematizadora que contribua para a atualização do conhecimento acerca de correlações entre premissas, argumentos, conclusões e métodos em diferentes âmbitos da teoria musical. Tal investigação articula questões que não são novas, mas que se recolocam e sugerem reexame, tais como: Como se dão os diálogos entre teoria musical e noções de fundo estético, filosófico, científico, pedagógico, ideológico e sociocultural? Como as práticas e discursos teóricos musicais, observados em sua expressão histórica na cultura ocidental, tomam parte dos processos de interpretação crítica e valoração do repertório tonal?
Início: 2019
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.