Educação Musical e Formação Docente
Teresa Mateiro é Professora Associada do Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e integra o corpo docente permanente dos Programas de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado em Música (PPGMUS) e Mestrado Profissional em Artes (PROF-ARTES). Coordena o Grupo de Pesquisa “Educação Musical e Formação Docente” (CNPq/UDESC). É Ph.D. em Filosofia e Ciências da Educação – Educação Musical pela Universidad del País Vasco (Espanha), mestre em Educação Musical e licenciada em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil). Realizou pesquisa a nível de pós-doutorado na Lund University (Suécia), como bolsista da CAPES. Foi professora da Escola de Música, Arte e Teatro da Örebro University (Suécia) e atuou também como professora do curso de Música-Licenciatura a distância da Universidade Aberta do Brasil/Universidade de Brasília (UAB/UnB). Durante cinco anos foi professora de música em escolas de educação básica, regente de coro infantil e professora de piano e flauta doce, na cidade de Porto Alegre (RS). Foi Coordenadora dos Cursos de Música da UDESC durante o biênio 2003-2005 e Diretora de Ensino de Graduação do Centro de Artes (CEART) na gestão 2013-2017. Foi Diretora Regional (2001-2003) e Tesoureira (2003-2005) da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Foi membro da Comissão de Avaliação da área de Música do ENADE junto ao INEP/MEC, entre 2014 e 2016. Foi editora da Revista NUPEART (CEART/UDESC) no período de 2011-2018. É editora da Revista Orfeu do PPGMUS e membro do Conselho Editorial das Revistas: DAPesquisa, Música em Contexto e Revista Internacional de Educación Musical (RIEM). É coautora dos livros: Práticas de ensinar música (Sulina, 2014), Pedagogias em Educação Musical (InterSaberes, 2011) e Pedagogias Brasileiras em Educação Musical (2016). Como pesquisadora desenvolve pesquisas na área da formação docente, privilegiando temas como prática pedagógica, conhecimento profissional do professor de música, programas curriculares, práticas musicais escolares e estudos transculturais em educação musical.
Música, identidade e formação docente: estudos na perspectiva (auto)biográfica
O principal objetivo deste projeto (vinculado ao PPGMUS/UDESC e ao PROFARTES) é compreender a construção da identidade profissional de licenciandos em música por meio da (auto)reflexão biográfica. O estudo poderá ser ampliado a mestrandos e doutorandos em música e em artes, bem como a professores de música que atuam na educação básica. As narrativas (auto)biográficas serão consideradas como fonte e método de investigação científica relacionando-as com a construção da profissão, da profissionalização e da identidade docente. Serão convidados a participar deste estudo, principalmente, os estudantes que estiverem cursando os Estágios Curriculares Supervisionados em escolas, pois a prática do ofício docente acontece na escola e as experiências profissionais nesse espaço farão parte dos processos formativos que serão investigados. Esta pesquisa, com enfoque narrativo, dará a voz aos estudantes em formação por meio de seus próprios relatos. Vislumbra-se, assim, realizar um estudo na perspectiva transcultural buscando similaridades e diferenças nas narrativas dos acadêmicos, futuros professores de música, brasileiros e canadenses. Espera-se que os resultados deste estudo, por um lado, possam contribuir na prática formadora dos estudantes de música e artes e, por outro, na ampliação das pesquisas em educação musical focadas na reflexividade autobiográfica.
Início: 2018
Teresa Mateiro is Associate Professor in the Music Department at the State University of Santa Catarina and takes part of the Postgraduate Programs, Master in Music (PPGMUS) and Professional Master in Arts (ProfArtes). She holds her PhD in Philosophy and Educational Sciences - Music Education at University of Bask Country, Spain. Before that she studied at Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil, where she concluded the Arts Licentiate (Arts Education Degree – concentration music) and the Master Degree in Music — Qualification in Music Education. In 2008 she was awarded a grant from CAPES, a Foundation of the Ministry of Education of Brazil, to develop her research as a visiting scholar at Lund University, Sweden. After that, she was Senior Lecturer at the School of Music, Theatre and Art at the Örebro University, Sweden, and also Lecturer at the University of Brasilia (UAB / UnB, Brazil). She was Coordinator of the Music Courses of Udesc during the 2003-2005 biennium and Director of Teaching Undergraduate Arts Center (CEART) in the management 2013-2017. She was Regional Director (2001-2003) and Treasurer (2003-2005) of the Brazilian Association of Music Education (ABEM). She was a member of Music Evaluation Commission at the Brazilian Ministry of Education (INEP/MEC) between 2014 and 2016. She is editor of the Orfeu Journal of PPGMUS and Nupeart Journal of Ceart. He is a member of the Editorial Board of the Journals: DAPesquisa, Música em Contexto, APEM and RIEM. She coordinates the Research Group "Music Education and Teacher Education" (CNPq). Her research interests comprise teacher education, teaching practice in music education, professional knowledge of music teacher, curriculum development and evaluation, and cross-cultural studies in music education.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.