Luciana Hamond é pianista, educadora musical e pesquisadora. Foi pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) sob a supervisão da Dra. Viviane Beineke como bolsista PNPD/CAPES (Out 2017-Set 2019). É PhD em Educação Musical (2017) pela UCL Institute of Education, University College London (UCL-IOE), em Londres (Reino Unido), sob orientação de Professor Graham Welch e co-orientação de Dr. Evangelos Himonides, com bolsa CAPES – Doutorado Pleno no Exterior. Sua tese de doutorado sob o título The pedagogical use of technology-mediated feedback in a higher education piano studio: an exploratory action case study explorou os potenciais usos pedagógicos de tipos de feedback adicionais (visual e auditivo) gerados por tecnologia em aulas de piano do ensino superior. É Mestre em Música/Práticas Interpretativas (2005) com a dissertação intitulada Prelúdios para piano solo de Edmundo Villani-Côrtes: um estudo técnico-interpretativo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Em 2010 lançou o primeiro CD inteiramente dedicado as obras para piano solo de Edmundo Villani-Côrtes em homenagem aos 80 anos do compositor. É Bacharel em Música/Piano (1997) pela UNIRIO e formada em Licenciatura Plena em Educação Artística/Música (2001) pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (CBM-CEU). Participou da minissérie Chiquinha Gonzaga (1999) exibida em rede nacional e da peça teatral Somos Irmãs (1998) encenada no Centro Cultural Banco do Brasil-RJ. Sua experiência no ensino de música e piano começou em 1996. Desde 2003, Luciana integra o corpo docente da Escola de Música Baden Powell da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC-RJ). Em Londres, fez parte do grupo "Southbank Centre Gamelan players" (2014-2016) adquirindo uma experiência única como integrante do grupo de gamelão javanês da Indonésia. Luciana é membro da SEMPRE (Society for Education, Music, and Psychology Research) e ANPPOM (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música). Tem interesse em pesquisas relacionadas ao uso de tecnologia em educação musical, ao uso de tecnologia na aprendizagem e no ensino de instrumento, ao feedback e pedagogia do piano, à psicologia da música, e à performance musical. Dra. Luciana Hamond e Professor Graham Welch foram editores convidados do Dossiê Psicologia da Música da Revista Orfeu (UDESC) em 2018.
O projeto de pesquisa de pós-doutorado da Dra. Luciana F. Hamond tem a colaboração internacional projeto MIROR da Universidade de Bologna (Itália). O projeto está fundamentado em em três pilares: improvisação, interação reflexiva e feedback gerado por tecnologia. O projeto visa investigar o desenvolvimento de improvisações ao instrumento de teclado através de feedback gerado por tecnologia. Há evidências de que o uso da tecnologia pode beneficiar o ensino e aprendizagem individual de instrumento (voz e piano) de aulas para adultos jovens no nível de graduação, e na improvisação em intrumentos de teclado de aulas para crianças no nível elementar e intermediário. Apesar dos benefícios de o uso da tecnologia em educação musical serem evidentes, o uso sistemático de tecnologia no desenvolvimento da improvisação em instrumentos de teclado digitais ainda precisa ser explorado. O projeto de pesquisa visa aplicar a plataforma MIROR-IMPRO como parte do programa de cursos regulares de piano (extensão ou graduação) no do Centro de Artes da Universidade Estadual de Santa Catarina – CEART/UDESC. O estudo exploratório tem natureza qualitativa. O papel da pesquisadora é mediar a tecnologia em sala de aula. Os participantes serão alunos de piano do CEART/UDESC e seus respectivos professores. A coleta de dados será através de gravação e observação de vídeo de aulas e entrevistas semi-estruturadas e de reflexão com o vídeo com participantes. Além disso, os dados MIDI serão gravados ao serem gerados no DAW software, possibilitando futuras consultas aos dados referentes as improvisações gravadas. Análise temática será conduzida nos dados dos vídeos e das entrevistas. Através deste projeto espera-se discutir e replicar os resultados de estudos anteriores (Addessi, 2017; Hamond, 2017; Beineke, 2009): o uso de um sistema tecnológico com ‘interação reflexiva’ pode aprimorar as habilidades de improvisação em intrumentos de teclado (Addessi, 2017); o uso do feedback gerado por tecnologia pode ajudar os alunos a se tornarem mais autônomos, independentes, e mais conscientes de seus próprios desempenhos (Hamond, 2017); e o desenvolvimento de uma nova metodologia com tecnologia para improvisação aos instrumentos de teclado atingindo maior consciencia do processo de aprendizagem musical pelos proprios alunos (Beineke, 2009).
Início: 01/10/2017
Luciana F. Hamond is a pianist, music educator and researcher. She is currently a recipient of a CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) award to be a post-doctoral fellow in the Post-Graduate Programme at the University of the State of Santa Catarina (PPGMUS/UDESC), from Oct 2017-Sep 2019. She holds a PhD in Music Education from the UCL Institute of Education, University College London (UK), having been a recipient of the Brazilian CAPES scholarship as a full-time student in the UK. She has presented her work at several international conferences in both Portuguese and English. Alongside her academic and teaching work, she also performs as a solo and chamber music pianist. In 2010, she recorded her first CD album of Brazilian piano works by Edmundo Villani-Côrtes in honour of the composer’s 80th birthday. While in London, she was part of the “Southbank Centre Gamelan players” group from 2014 to 2016, acquiring a unique experience as part of the Indonesian Javanese Gamelan group. Research interests include psychology of music, music education, feedback in instrumental learning and teaching, technology and music education, and qualitative methods in music education. Dr Luciana Hamond and Professor Graham Welch were invited to be Guest Editors of the Special Issue on the Psychology of Music of the Orfeu Journal (UDESC) in 2018.
Lattes
http://lattes.cnpq.br/2318740915392875
ORCID
https://orcid.org/0000-0001-5345-3802?lang=en
Research Gate
https://www.researchgate.net/profile/Luciana_Hamond
Academia
https://ioe.academia.edu/LucianaHamond
Youtube channel
https://www.youtube.com/channel/UC_HyLhDl9niVZ3-Ta4P0m0Q
Imerc
http://imerc.org/people/76-dr-luciana-hamond
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.