Possui licenciatura em Educação Artística - Habilitação em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC e mestrado e doutorado pelo Programa de Pós - Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. É mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutora em Educação pelo mesmo Programa (2009). Atualmente é professora efetiva nível superior da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Atua no Programa de Pós Graduação em Música/PPGMUS, no Mestrado Profissional ProfArtes (CEART/UDESC) e como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UDESC. É líder do Grupo de Pesquisa Música e Educação - MUSE e membro do Grupo Educação, Arte e Inclusão e do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores LIFE/UDESC, desenvolvendo atividades de pesquisa e extensão voltadas à formação de professores, de forma interdisciplinar com diferentes áreas de conhecimento. Foi Diretora Assistente de Ensino, Chefe e Coordenadora dos cursos de Música do CEART e coordenadora do Núcleo Pedagógico de Educação e Arte - NUPEART. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, estágios curriculares, métodos de pesquisa, educação especial e formação de professores. Foi editora da Revista da Abem (2017-2019) e exerce a função de Diretora de Ensino CEART/UDESC (2017-2021).
Este projeto visa ampliar as ações de pesquisa com vistas a um aprofundamento das investigações de “Como os professores de arte que atuam com crianças com necessidades especiais criam adaptações curriculares para inclusão em sala de aula?” Este estudo parte de um mapeamento dos processos da ação docente, procurando investigar, refletir e propor jogos, materiais didáticos e objetos pedagógicos de caráter inclusivo para o ensino de das Artes e, especialmente, para a área da Música. A abordagem de pesquisa é qualitativa, voltada para investigações no campo das ciências humanas e sua interface com o campo da Arte e da Educação Especial. Procura-se criar uma cultura inclusiva que passa a ter uma vinculação muito próxima com as ações de inclusão, da produção de material pedagógico adaptado e da formação de professores para atuar no contexto inclusivo. Entende-se por ação inclusiva aquela que atinge em condições de igualdade de acesso todas das pessoas com deficiência aos espaços educativos e, ao mesmo tempo, respeitando-se as diferenças de cada uma. Acredita-se que a presente proposta qualifica o desenvolvimento de investigações fortalecendo uma política de pesquisa de caráter social e que de fato busca influenciar mudanças no âmbito do ensino e da formação de Arte na perspectiva de inclusão. (2011 - atual).
Análise da produção de dissertações de mestrado na área de educação musical
O projeto de pesquisa tem como principal objetivo analisar as dissertações de educação musical produzidas no período de 2007-2017 no PPGMUS / UDESC. Ao investigar esta produção e analisá-la, pretende-se trazer para o debate acadêmico temas que se referem aos tipos de contexto estudados nas dissertações, os focos de pesquisa, as referências teórico-metodológicas adotadas e os principais resultados alcançados. Complementarmente, o projeto busca, também, mapear os egressos que passaram pela instituição, identificando seu perfil profissional, sequência de formação acadêmica, produção bibliográfica, dentre outros aspectos, com o propósito de verificar o impacto da formação recebida durante o curso de Mestrado nas atuações destes egressos. (2017 - Atual).
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.