É o período laborado junto aos órgãos ou entidades dos estados da federação, anteriores a investidura no serviço público estadual, o qual poderá ser averbado como tempo de serviço público. Contará para efeito de aposentadoria , triênio, licença prêmio e disponibilidade.
Quando a vinculação previdenciária não for a RPPS, para cômputo do período como tempo de serviço público deverá ser juntada Certidão de Tempo de Serviço, ou Certidão Narratória, ou Declaração de Tempo de Serviço, a fim de comprovação do tempo de serviço prestado; na ausência, o tempo será averbado como tempo de serviço privado.
O tempo de serviço público estadual pode ser averbado a qualquer tempo.
O servidor deverá encaminhar ao RH através de Documento Digital no SGPE (para saber como cadastrar um Documento Digital no SGPE CLIQUE AQUI,) os seguintes documentos:
- Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) emitida pelo INSS se a contribuição foi para o INSS (qualificação civil e contrato de trabalho) – via original. Caso a contribuição tenha sido para o Regime Próprio de Previdência Social, será necessária CTC emitida pelo instituto previdenciário do ente.em questão.
- Certidão Narratória emitida pelo Órgão onde o servidor trabalhou – via original.
- Transcrição Funcional emitida pelo Órgão (quando for para fins de averbação para licença-prêmio) – via original.
- Fotocópia do RG e do CPF.
- Fotocópia Certidão de Nascimento ou Casamento.
- É necessário solicitar ao RH Setorial a DECLARAÇÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO (DTC) PARA FINS DE BENEFÍCIO JUNTO AO INSS.
- De posse da DTC, o servidor deverá agendar um horário no INSS (telefone 135) ou pelo site https://meu.inss.gov.br/central/#/login?redirectUrl=/ para entregá-la ao INSS (caso seja via site, a entrega ocorrerá de modo digital). O INSS emitirá a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) com as informações previdenciárias, bem como com as informações anteriormente fornecidas na DTC. A Certidão conterá informações sobre o tempo e valores recolhidos ao INSS.
- De posse da CTC o servidor(a) interessado(a) deverá enviar a certidão ao RH por meio de Documento Digital no SGPE.
- O RH irá protocolar um processo digital de averbação, solicitará a assinatura digital do servidor interessado no formulário e encaminhará à Reitoria para providências.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.