A DTC é o documento em que consta a certificação do tempo de contribuição previdenciária do período trabalhado para o Estado de SC, referente à ocupação exclusiva de cargo temporário (professor colaborador/substituto), de emprego público ou de cargo em comissão, em que por ausência ou por força de lei aplica-se o Regime Geral da Previdência Social – RGPS.
A DTC é exigida pelo INSS, para fins de comprovação do tempo de contribuição previdenciário, nela certificado. Trata-se de um documento muito importante, reconhecido por todos os regimes públicos de previdência, emitido uma única vez. É permitida a solicitação de 2ª via da DTC somente nos casos em que o documento original for comprovadamente extraviado ou danificado.
ATENÇÃO! Se você precisa da DTC apenas para averbar as contribuições junto ao INSS, não é necessária a Certidão Narratória. Mas se você pretende averbar esse tempo de serviço junto de algum órgão público, deverá ser anexado ao processo o formulário "Requerimento de Certidão Narratória e Informação de Contribuição Previdenciária (MLR-72)".
COMO SOLICITAR EMISSÃO DA DTC
Acesse o Portal do Servidor e busque pelo formulário “Requerimento de Certidão/Declaração CTC/DTC, Relatório das Remunerações de Contribuição e/ou Anulação de CTC/DTC” (MLR-66). Preencha todos os dados conforme seu tipo de solicitação (DTC).
Caso necessite também da Certidão Narratória, deverá ser anexado ao processo o formulário "Requerimento de Certidão Narratória e Informação de Contribuição Previdenciária (MLR-72)", também disponível no Portal do Servidor.
OBS: é orientação da SEA que os formulários administrativos sejam utilizados diretamente do Portal do Servidor, a fim de evitar o uso de formulários desatualizados nos processos.
Enviar para o e-mail crh.ceavi@udesc.br um escaner/PDF legível e individualizado dos seguintes documentos:
Se você é servidor efetivo da UDESC (e necessita da DTC para averbar o período em que foi professor substituto), certamente possui acesso ao SGP-e e deverá protocolar o pedido diretamente no sistema, seguindo os passos abaixo:
OBS: O tempo de serviço público estadual pode ser averbado a qualquer momento. Servidores que trabalharam no Estado de Santa Catarina que desejam averbar o tempo de serviço, terão contabilizado para fins de aposentadoria, triênio e licença prêmio (este último após homologação do estágio probatório). Para saber como solicitar averbação, acesse este link.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.