O PPGMUS e o Grupo de Pesquisa MUSICS convidam para a palestra "RUPESTRES SONOROS – interfaces entre a prática musical e a pesquisa sobre músicas indígenas brasileiras", de Magda Pucci.
Magda irá apresentar o processo de pesquisa do projeto Rupestres Sonoros, realizado junto ao grupo musical Mawaca de São Paulo, baseado na recriação de músicas indígenas brasileiras que se intensificou através de um intercâmbio musical, na Amazônia, com seis grupos indígenas durante a turnê Cantos da Floresta, além de seus desdobramentos como a produção de livros didáticos, oficinas e novos projetos que buscam dar visibilidade às expressões sonoras indígenas.
Data: 04 de maio 2018
Horário: 14 horas
Local: Auditório do Bloco Amarelo
MAGDA PUCCI
Musicista (arranjadora, compositora e intérprete), além de pesquisadora da música de vários povos há mais de vinte anos. É graduada em regência pela ECA-USP, mestre em Antropologia pela PUC-SP e Doutoranda em Performance and Creative Arts pela Universidade de Leiden, Holanda.
Dirige e produz o Mawaca, grupo que recria músicas de diferentes tradições do mundo, tendo já realizado shows na Espanha, Alemanha, China, Portugal, Bolívia, Grécia e França. Produziu seis CDs e quatro DVDs do Mawaca, além de CDs de outros artistas. Além da pesquisa em músicas do mundo, está envolvida com músicas indígenas desde 2005. Esteve em contato com seis grupos da Amazônia com o Mawaca onde foram realizados intercâmbios musicais com grupos Ikolen-Gavião (RO), Paiter Suruí (RO), Kambeba (AM), Huni Kuin (AC), Karitiana (RO) e Comunidade Bayaroá (AM). Também trabalhou com os Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul no projeto “Música indígena no palco” com o grupo Veraju.
Foi diretora musical da Orquestra Mediterrânea, que reuniu 21 músicos de países mediterrâneos, projeto do Sesc SP que produziu um CD e um DVD. Desenvolveu vários projetos no Terceiro Setor como Meninos do Morumbi, Ação Comunitária, Grupo de Refugiados no Sesc Carmo, entre outros.
É coautora com Heloisa Prieto dos livros infanto-juvenis De todos os cantos do mundo e Contos Musicais. Com a educadora musical Berenice de Almeida, publicou Outras terras, outros sons, A grande pedra, A floresta canta: uma expedição sonora por terras indígenas do Brasil e Cantos da Floresta – Iniciação ao universo musical indígena.
É coordenadora do espaço cultural Estúdio Mawaca, além de ministrar palestras, oficinas e cursos de músicas do mundo e de cultura indígena brasileira. É professora nos cursos de pós-graduação na Escola de Música da UNESPAR e do Instituto Singularidades.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.