O PPGMUS convida para a palestra do Prof. Dr. Marcos Vinícius Araújo (UFRGS).
Experiências de fluxo na prática musical [palestra por videoconferência]
Prof. Dr. Marcos Vinícius Araújo (UFRGS)
Por estarem ligadas ao bem-estar, aumento da motivação e melhoria da performance, as experiências de "fluxo", um estado gratificante de profundo envolvimento e intensa concentração que indivíduos relatam ao realizarem atividades desafiadoras porém alcançáveis, são importantes e desejáveis. Partindo da literatura emergente sobre estados psicológicos que podem melhorar a qualidade de uma experiência prática, a atividade visa conscientizar músicos, pesquisadores e professores da Universidade Estadual de Santa Catarina sobre a experiência de fluxo em performance musical.
A conscientização da experiência de fluxo pode auxiliar músicos a otimizarem suas atividades musicais. A atividade envolverá exposição em três momentos:
1) Conceituação e problematização da experiência de fluxo em performance, seguida de reflexão em grupo sobre experiências prévias. O objetivo será a consciência de fatores pessoais e situacionais que contribuíram para experiências prévias de fluxo;
2) Exemplos de pesquisas sobre a avaliação da experiência de fluxo em performance musical, seguida de discussão em grupo sobre possibilidades de avaliação e autoavaliação da experiência;
3) Estado de fluxo na prática pedagógica: discussão sobre ideias para a promoção da experiência de fluxo em alunos de performance musical.
O conhecimento e reflexão sobre as implicações dos indicadores de experiências benéficas em performance musical pode alimentar processos de ensino e aprendizagem da música. Assim, espera-se que a atividade possa promover ideias para a criação de condições para a experiência de fluxo em atividades musicais.
Data: 30 de outubro 2018
Horário: 10h 20min.
Local: Sala de Reuniões do CEART
Marcos Vinícius Araújo (UFRGS)
Doutor em Música pela Universidade de Aveiro (Portugal), 2015, com bolsa de Doutorado Pleno no Exterior atribuída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES - Brasil), Mestre em Música (Práticas Interpretativas, Violão) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), 2010, com bolsa do CNPq, e Bacharel em Música (Violão) pela Universidade Federal de Santa Maria (Brasil), 2008. É Professor Adjunto no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e coordenador do Programa de Extensão em Música. Tem ampla experiência na subárea Performance Musical e Ensino de Violão. Lecionou violão e música de câmara em diversas escolas de música no Brasil e em Portugal. Atua como violonista solo e com grupos em distintas formações. Desenvolve investigações na área interdisciplinar dos Estudos em Performance, com ênfase nos processos cognitivos, afetivos e motivacionais subjacentes à aprendizagem musical. Faz parte do INET-MD (Instituto de Etnomusicologia e Dança - Centro de Estudos em Música e Dança), unidade de investigação multidisciplinar e polinucleada, localizada em Lisboa (UNL e UTL) e Aveiro (Universidade de Aveiro), Portugal, e da European Flow Researchers Network (EFRN), grupo formado por investigadores de diversas instituições da Europa que se dedica ao estudo das experiências de fluxo. Além de ter apresentado comunicações em diversas conferências internacionais sobre performance musical, tem sido frequentemente convidado a ministrar palestras e cursos de aperfeiçoamento instrumental em conservatórios no Brasil, Portugal e Reino Unido.
Acesse aqui alguns artigos de Marcos Araújo
Measuring self-regulated practice behaviours in highly skilled musicians
Adaptation of a Self-Regulated Practice Behaviour Scale for Portuguese music students
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.