O ensino superior no mundo está passando por mudanças significativas nas formas de gestão da internacionalização, tendo um papel mais significativo na economia do conhecimento de cada nação. No âmbito acadêmico, quando falamos em internacionalização do ensino, não devemos entendê-la somente em relação ao aumento das ações de cooperação internacional. A internacionalização de uma instituição se dá na medida em que ela institucionaliza estas ações buscando formas de expandir de maneira ordenada e estratégica, através de seus setores de relações internacionais e unidades acadêmicas. Neste âmbito os Programas de Pós-graduação das universidades são fundamentais, pois agregam o ensino e pesquisa de alto nível. Na área de música as ações de cooperação internacional têm crescido nos últimos anos, mas é ainda modesta comparado às outras áreas do conhecimento que ainda envolvem empresas na produção conjunta de conhecimento e capacitação de capital humano. A universidade do século 21 deve operar em rede, como parte de um sistema de produção e difusão do conhecimento local nacional, regional e global.
Data: 20 de novembro 2017
Horário: 10:00 horas
Local: Auditório do CEART
Doutora em Educação Musical pela University of London, Inglaterra, com Pós-Doutorado na mesma instituição. Professora Titular do Departamento de Música, Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Foi Diretora de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (2013-2014). Diretora do Conselho de Gestores de Relações Internacionais da ANDIFES (2011 - 2012). Presidente da International Society for Music Education - ISME entre 2004 e 2010, e atualmente ocupa o cargo de Vice-Presidente do International Music Council - IMC, órgão assessor de música para a UNESCO. Desde 1992 tem atuado como professora no curso de Licenciatura em Música e como Professora e Orientadora no Programa de Pós-Graduação em Música/UFRGS. Na UFRGS, ocupou o cargo de Secretária de Relações Internacionais de 2008 a 2013. Foi Chefe do Departamento de Música, Coordenadora Substituta do Programa de Pós-Graduação em Música e Coordenadora do Programa Musicistas de Aperfeiçoamento em Música CAPES/UFRGS. Pesquisadora Nível 1 do CNPq, coordena o grupo de Pesquisa FAPROM (Formação e Atuação de Profissionais em Música), do PPG-Música UFRGS. Representou o Brasil em um projeto de pesquisa internacional, sobre motivação de alunos para aprender música em oito países. Possui pesquisas e publicações nas áreas de avaliação, educação musical formal e informal, formação inicial e continuada de professores de música, motivação para aprender e ensinar música e TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na educação musical. Ministrou palestras, conferências e publicou artigos científicos, capítulos de livros em diversos países incluindo, Brasil, Alemanha, Áustria, Austrália, Argentina, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Holanda, Hong Kong, Tailândia e Venezuela. É autora e co-autora de 16 livros publicados no Brasil sobre Educação Musical. Sua contribuição em órgãos governamentais: a) membro do Comitê Científico de Artes e Letras da FAPERGS - Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul - (1996 a 1998); b) membro da Comissão de Especialistas de Ensino de Artes, Secretaria de Ensino Superior, Ministério da Educação e do Desporto - CEEARTES/SESU/MEC (1996-1998); c) Membro da Comissão Especialista de Ensino de Música CEEMÚSICA/SESU/MEC (1998-2000); d) membro do Comitê Assessor da SESU/MEC (2002-2004). No campo editorial nacional e internacional, tem atuado como membro editorial da Revista Eufonia (Espanha); Research Studies in Music Education (Inglaterra), British Journal of Music Education (Inglaterra).
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