Nesta palestra, discorro sobre a atividade camerística na minha carreira de violonista e como isto direcionou minhas escolhas profissionais e estimulou a criatividade artística dentro e fora da performance. Para além de aspectos biográficos, faço uma breve contextualização da presença da música de câmara no repertório do violão desde o século XIX e discorro sobre suas intersecções com minha pesquisa, que desde 2015 é centrada no repertório vienense para violão a partir dos anos 1920. Dentro deste panorama, é também importante compreender a sobrevida da prática da Hausmusik no século XX, particularmente nos países de língua alemã.
MANTOVANI, L. Ferdinand Rebay and the Reinvention of Guitar Chamber Music. 2019. Tese (PhD) – Royal College of Music, Londres. pp. 51-56. Disponível em https://researchonline.rcm.ac.uk/id/eprint/807/
HAMILTON, K.; LOGES, N. Brahms in the home: an introduction. In: Brahms in the Home and the Concert Hall: Between Private and Public Performance. Cambridge: Cambridge University Press, 2014. pp. 1–22.
Luiz Carlos Mantovani Junior é violonista, professor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC em Florianópolis, desde 2003. Possui PhD em Musicologia pelo Royal College of Music em Londres, Mestrado e Artist Diploma pelo New England Conservatory of Music em Boston, e bacharelado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Instrumentista com atuação internacional e especialista em música de câmara, integrou por 11 anos o Quarteto Brasileiro de Violões – com quem recebeu o Grammy Latino em 2011 – e atualmente integra o NOVA Guitar Duo.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.