Nesta palestra, Dra. Luciana Fernandes Hamond apresenta os aspectos mais relevantes de sua pesquisa de doutorado, desenvolvida na UCL Institute of Education, University College London com bolsa CAPES. A idéia de seu projeto de doutorado começou durante as gravações de seu primeiro CD, quando Luciana ouvia o playback das gravações e percebia as representações gráficas vindas da tela de computador. O uso de feedback gerado por tecnologia em aulas de piano parece deixar alunos (e professores) mais conscientes de aspetos da performance musical que antes não eram percebidos, agilizar o processo de aprendizagem e deixar o foco da aula mais claro. No entanto, o modo com que professores e alunos interagem com a tecnologia, seja auditivamente e/ou visualmente, depende das diferenças individuais de cada um.
Data: 16 de agosto 2017
Horário: 16 horas
Local: Sala 13 do DMU
Dra. Luciana Fernandes Hamond é pianista, educadora musical e pesquisadora. Obteve recentemente o título “PhD em Educação Musical” pelo UCL Institute of Education, University College London, em Londres, Inglaterra contemplada com Bolsa “Doutorado Pleno no Exterior” financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui Graduação (1997) em Música (Bacharelado em Piano) e Mestrado (2005) em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e em Licenciatura (2001) pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro (CBM-RJ). Lançou o seu primeiro CD em 2010 com obras para piano solo do compositor brasileiro Edmundo Villani-Côrtes (1930). Integra o corpo docente da Escola de Música Baden Powell da FAETEC-RJ desde 2003. Tem sido convidada para apresentar a sua pesquisa em conferências nacionais (PERFORMA, SIMCAM, SIMPOM) e internacionais (EAE, ISPS, NIME, POST-IP, RIME, SEMPRE, SEMPRE-MET, SPTMI, SYSMUS). Luciana acaba de ser contemplada com bolsa de pós-doutorado PNDP/CAPES – Programa de Pós-Graduação em Música – PPGMUS da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Luciana Fernandes Hamond, PhD
Resumo: Há evidências de que a aplicação de tecnologia pode ser benéfica no ensino e aprendizagem de instrumento e voz de nível avançado. Estudos relatam que a complexidade que a performance musical envolve pode ser verificada pela representação gráfica de performances musicais. No entanto, o que ainda precisa ser investigado é o modo como a tecnologia pode ser usada sistematicamente em uma aula de piano de nível avançado. Um estudo de caso-ação foi realizado no Brasil, com o objetivo de avaliar o uso pedagógico de feedback adicional gerado por tecnologia no ensino e aprendizagem de piano de nível superior. Os participantes consistiram em três pares formados por professores e respectivos alunos, de nível de graduação, e a pesquisadora (a autora), e tinham como objetivo aprimorar a performance de uma peça do repertório de cada aluno em duas aulas de piano. Os dados foram coletados em três fontes: vídeos das aulas, entrevistas com os participantes e informações geradas pela tecnologia. A tecnologia aplicada na aula envolveu o uso de piano digital, conectado a um computador portátil com uso de digital audio workstation (DAW) software com musical instrument digital interface (MIDI). Os dados das observações e das entrevistas foram analisados tematicamente através de um software de análise de dados qualitativos. Os resultados da análise temática apontam para a existência de tipos de feedback adicionais gerados por tecnologia (auditivos e visuais) além dos tipos de feedback providos pelos participantes (verbal e não-verbal). O feedback adicional parece aumentar a consciência dos alunos sobre o seu próprio aprendizado e suas perfórmances. O uso da tecnologia parece deixar o foco da aula mais claro, diminuindo assim as diferenças de perspectivas de professores e alunos sobre as prioridades de aprendizagem na aula de piano. Apesar dos benefícios da aplicação de tipos de feedback gerados por tecnologia, os pares participantes pareceram possuir preferências individuais quanto ao uso de feedback auditivo ou feedback visual.
Palavras-chave: Feedback; Pedagogia do piano; Tecnologia.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.