O PPGMUS e o LIS - Laboratório de Imagem e Som (FAED/UDESC) convidam para a palestra do Prof. Dr. Marcos Baltar (UFSC/NELA - UDESC/LIS).
A canção como um gênero de discurso multissemiótico de manifestação artística influenciando construções identitárias: da corte francesa do século XIII à polis do século XX, na França e no Brasil
Palestra com Marcos Baltar (UFSC/NELA - UDESC/LIS)
O objetivo geral deste projeto é compreender de que modo a canção como manifestação artística em um gênero do discurso multissemiótico, “transformou-se” em sua forma e conteúdo: unidade composicional, temática e estilo, ao longo dos séculos, desde a corte francesa, século XIII até o século XX, na França e no Brasil; e como essa “transformação” vem afetando a polis moderna e as relações identitárias dos humanos na contemporaneidade.
A primeira etapa analisará a chanson, como originária do canto dos Trouvères (langue d’oil – mais ao norte da França) e Trobadours (langue d’oc – mais ao sul da França (COSTA, 1992) e dos motetos e conductos, formalizados inicialmente pela na École de Notre-dâme de Paris, (COSTA, 1992).
A segunda etapa analisará concomitantemente canções brasileiras e francesas do século XX, em diferentes décadas, pela sua forma e conteúdo e condições de produção: música e letra, como gênero discursivo multissemiótico, de matriz híbrida, revelador de práticas sociais conscientes e ou inconscientes dos humanos na vida sociocultural da polis contemporânea.
Para estudar a canção como uma forma musical de expressão artística ordenadora e reveladora do modus vivendi et operandi de sujeitos históricos, afetados pela cultura no seu tempo e espaço, e produzir inteligibilidades que podem ser aproveitadas em contextos educacionais, assumimos como lentes desse estudo as vertentes dialógicas críticas da educação e cultura (FREIRE, 1990; GIROUX, 1990), da filosofia da linguagem (BAKHTIN, 1997), bem como as categorias de reflexividade e liquidez da concepção de sociedade e identidade da modernidade tardia (GIDDENS, 1991, 2002; BAUMAN, 1998; HALL).
Data: 16 de outubro 2018
Horário: 18 horas
Local: Auditório do Bloco Amarelo
MARCOS BALTAR
Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, é graduado em Letras Licenciatura Plena Português-Francês pela Universidade Federal de Pelotas (1992), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-doutorado na Universidade de Genebra, Suiça (2006). Pós-doutorado na Escola Superior do Professorado e do Ensino - ESPE de Versailles - Universidade de Cergy Pontoise, França (2015). Em 2006 publicou o livro Competência discursiva e gêneros textuais: uma experiência com o jornal de sala de aula. Em 2012 publicou Rádio escolar: uma experiência de letramento midiático. Em 2017 gravou o Álbum Luzes Acesas (MPB). Atualmente, investiga "A canção como um gênero de discurso multissemiótico influenciando construções identitárias: da corte francesa do século XIII à polis do século XX, na França e no Brasil". Atua principalmente nas áreas linguística aplicada e mídia: teorias do agir humano, teorias de gêneros textuais/discursivos, letramento(s) e formação inicial e continuada de professores. É coordenador da área Letras - Português (PIBID/UFSC) Programa de Iniciação à Docência e Coordenador do Núcleo de Linguística Aplicada - NELA - UFSC.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4176394523738879
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.