O PPGMUS, através do Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Sociedade (MusiCS), convida para o lançamento do livro "As rabecas brasileiras na obra de Mário de Andrade: uma abordagem prática", de Jorge Linemburg.
O livro recebeu o Prêmio FUNARTE de Produção Crítica em Música e apresenta resultados da pesquisa de mestrado realizada pelo autor no Programa de Pós-Graduação em Música da UDESC. A dissertação, defendida em 2015, foi orientada pelo Prof. Dr. Luis Henrique Fiaminghi, na linha de pesquisa "Música e Sociedade".
Data: 07 de dezembro 2017
Horário: 17:00 horas
Local: Sala 13 do DMU
O prêmio consiste em seleção pública de monografias, reportagens, dissertações e teses sobre temas relacionados ao campo musical. Em 2016, a instituição recebeu indicações oriundas de onze programas de pós-graduação. Foram considerados, na seleção final pela Funarte, a excelência dos trabalhos, no conteúdo e na forma; a relevância dos trabalhos para o avanço das pesquisas em sua área; a diversidade temática. A curadoria final foi feita internamente, pelo Centro da Música da Funarte, a partir da pré-seleção feita pelos programas (informações disponíveis em http://www.funarte.gov.br/acessoainformacao/cemus-edital-premio-funarte-de-producao-critica-em-musica/).
Sobre o livro
O livro As rabecas brasileiras na obra de Mário de Andrade: uma abordagem prática é resultado de uma pesquisa realizada sobre manuscritos localizados no Arquivo Mário de Andrade, no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, e em trabalhos publicados desse autor. Essa investigação permitiu reunir um repertório expressivo para as rabecas brasileiras a partir da obra de Mário. Uma parte das músicas foi tocada na rabeca, para análise de acordo com a abordagem de Learn to Perform (“aprender a performar”, em tradução livre), como proposta e desenvolvida pelo etnomusicólogo John Baily. Organizado em três capítulos, o livro traz uma discussão sobre as pesquisas etnomusicológicas focadas nos instrumentos musicais, um capítulo concentrado nas rabecas brasileiras e, por último, ele apresenta uma proposta de como interpretar o repertório, tocando-o na rabeca.
Sobre Jorge Linemburg
Jorge Linemburg é músico e pesquisador. Iniciou seus estudos musicais na década de 1990 com o violão, e, alguns anos mais tarde, começou a aprender violino com o prof. Marcelo Brandão Melo. Participou das classes de teoria musical e harmonia com Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas, na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (Florianópolis, Brasil), mesma instituição onde seguiu os cursos de contraponto, percepção musical, história da música e história da música popular brasileira. Cursou mestrado em música (ênfase em musicologia e etnomusicologia), cuja dissertação abordou as rabecas brasileiras na obra de Mário de Andrade, também na UDESC (2013-2015), e mestrado em artes (ênfase em música e musicologia), na Universidade Aix-Marseille, em Aix-en-Provence (2016-2017), onde deu continuidade à sua pesquisa sobre o universo poético-musical dos cegos rabequeiros cantadores do Nordeste brasileiro.
Como instrumentista (violinista e rabequeiro), integrou diversos grupos de música popular brasileira: Trio Olho de Cabra (2008), Rio de Nós (2010), Cravo da Terra (2011),Sexteto Clariô (2012-2016) e Quex-Quex (2014-2016). No papel de violista, participou de algumas orquestras, como a Orquestra sinfônica de Santa Catarina – OSSCA (2009-2010), Orquestra de câmara UNISUL (2009), Orquestra de cordas da Ilha de Santa Catarina (2010-2014), e Orquestra UDESC (2011). Atuou como compositor e performer das trilhas sonoras nos espetáculos Jardim das Delícia (2008, de Sulanger Bavaresco), de teatro, e Solos de Silêncio (2014, de Camila Miranda e Meline Costa), de dança, assim como do curta-metragem Cidade dos Anões (2016, de Rodrigo Brasil). Desde 2008, atua como professor de música (teoria e instrumentos de arco), transmitindo seus conhecimentos a respeito dos instrumentos e das músicas populares, com ênfase nos gêneros brasileiros (forró, baião, xote, choro, samba, bossa-nova, etc.).
Começou sua pesquisa com as rabecas e as manifestações culturais de tradição oral no Brasil, em 2010, integrando o projeto A voz e a vez da rabeca (2010-2012). Em 2015, defendeu sua dissertação de mestrado As rabecas brasileiras na obra de Mário de Andrade: uma abordagem prática, sob orientação do prof. Dr. Luiz Henrique Fiaminghi, trabalho com o qual obteve o Prêmio Funarte de produção crítica no ano seguinte. Em 2017, publicou o livro Cegueira e rabeca: instrumentos de uma poética, que recebeu apoio do Instituto Itaú Cultural, por meio do programa Rumos Itaú Cultual 2016-2017, permitindo-lhe realizar pesquisas aprofundadas em campo, bibliotecas e arquivos, nas regiões Nordeste e Sudeste brasileiras. Jorge possui também artigos em revistas especializadas da área de música, tendo ainda apresentado comunicações em congressos de música e de folclore.
Fonte: https://www.jorgelinemburg.com/biographie/
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