Nos anos de 1920 dizia-se que o violão era o alto-falante da alma brasileira. Quase um século depois, a frase ainda tem muito de verdade.
Nesta aula-espetáculo, Marcia Taborda apresenta uma visão muito própria da trajetória da viola e do violão na sociedade brasileira.
A autora recua no tempo para localizar os antepassados de nossas violas e chega até os anos de 1950, abordando um percurso histórico que se deu em um cenário absolutamente privilegiado: os contornos da cidade do Rio de Janeiro. Estão presentes os grandes violonistas, e claro, a arte que produziram – as canções e os diferentes gêneros instrumentais de nossa música.
Data: 09 de outubro 2017
Horário: 14:30 horas
Local: Auditório do DMU
Atividade aberta ao público externo.
Declarações de participação serão fornecidas mediante assinatura da lista de presença e preenchimento do Fomulário de Avaliação.
Violonista, Doutora em História Social (UFRJ). Pesquisadora Residente da Fundação Biblioteca Nacional (2016) com projeto sobre o Violão na corte imperial. Ganhadora do edital Rio 450 anos- Faperj para realização do DVD “Viola e violão em terras de São Sebastião”. Publicou pela editora Civilização Brasileira o livro “Violão e identidade nacional: Rio de Janeiro 1830-1930”. Gravou para a Acari Records o CD Choros de Paulinho da Viola com a obra do compositor escrita para o violão. É professora da Escola de Música da UFRJ e coordenadora do Núcleo de Estudos de Violão.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.