O PPGMUS e o Departamento de Música convidam para o recital/palestra "Música para Shakuhachi", de Luigi Antonio Irlandini.
Neste recital/palestra, o prof. Luigi faz uma introdução ao shakuhachi, flauta de bambu japonesa da tradição Zen budista, apresentando três peças do repertório tradicional honkyoku, que se desenvolveu durante o período Edo (1603-1868): Honshirabe, Tamuke e Koku, e finaliza o programa com uma composição de sua autoria, Metagon, escrita em 2008. A performance e a inclusão do shakuhachi na composição contemporânea e do século XX é parte integrante do projeto de pesquisa do prof. Luigi, que se concentra no estudo da presença de conteúdos antigos e não-europeus na composição musical dos séculos XX e XXI.
Data: 24 de maio 2018
Horário: 18 horas
Local: Auditório do Departamento de Música
LUIGI ANTONIO IRLANDINI
Compositor e instrumentista (piano e shakuhachi), nascido no Rio de Janeiro, é professor na UDESC desde 2010. Sua música, além de ser interpretada por ele mesmo, conta com a atuação de intérpretes brasileiros e internacionais, em concertos e recitais monográficos e festivais, com destaque às Bienais da Música Brasileira Contemporânea (no Rio de Janeiro) desde 1983, o Rio International Cello Encounter (2005 e 2016), o 50mo Festival Música Nova Gilberto Mendes (2016) e o Festival Musica Riservata (1998, Vicenza e Varese, Itália). Irlandini se dedica também à improvisação livre solista e coletiva, tendo integrado o grupo Improvistik de 1980 a 1987, realizado dois álbuns de improvisações pianísticas (o LP Azul e Areia, produzido por Egberto Gismonti em 1985, e o álbum independente Surf Music, em 2002) e integrando atualmente, desde 2015, o duo Fogo Sonoro com Isabella Irlandini. Dentre suas colaborações com teatro experimental destacam-se o espetáculo de rua Allegorie del Caos, do grupo ítalo-brasileiro Qá Bal O Quá, em Roma, de 1991 a 1993 e o espetáculo Women’s Breath da atriz Carmencita Palermo, em 2013. Irlandini cumpriu residência de seis dias como Compositor Visitante na Jacobs School of Music, University of Indiana, em Bloomington, IN, em 2007, e foi Lecturer em Composição e Música do Século XX no Departamento de Música da University of California em Santa Barbara, 1998-1999. Estudou composição com Hans-Joachim Koellreutter no Rio de Janeiro, Franco Donatoni, na Itália, Stephen L. Mosko e Brian Ferneyhough na California. Mestrado em Composição no California Institute of the Arts, Doutorado em Composição na University of California, e Pós-Doutorado no Center for Research in Electronic Art Technology (CREATE) da University of California em Santa Barbara.
http://sites.google.com/site/cosmofonialai
https://www.youtube.com/channel/UC6jbZ8Tcz4Czvv-vMNa8Wjw
https://soundcloud.com/luigi-antonio-irlandini
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.