O NUDHA - Núcleo de Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas, juntamente com o Grupo de Estudos e Pesquisas INVENTA - música, infância e educação, convidam para workshop das Rodadas de Pesquisa do PPGMUS.
WORKSHOP
Joga comigo? Questões teóricas, éticas e metodológicas na pesquisa participativa com crianças
Míghian Danae Ferreira Nunes e Sandra Mara da Cunha
Elegemos para esse workshop um debate sobre metodologias participativas nas pesquisas com crianças, com maior ênfase na etnografia, por compreendermos que a participação é parte integrante de trabalhos científicos dessa natureza. Tendo como ponto de partida as questões éticas encontradas no desenvolvimento desses instrumentos metodológicos nas pesquisas sobre e com crianças, as autoras propõem um jogo colaborativo em que os caminhos são definidos à medida que apresentam cartas-problema e cartas-caso, trazendo situações e questões que precisam ser enfrentadas por pesquisadoras e pesquisadores, com problematizações que incluem a escolha do tema, o momento da submissão das pesquisas aos comitês de ética, os assentimentos e consentimentos, e o enfrentamento do nosso adultocentrismo enquanto pesquisadoras e “donas” dos temas de pesquisa. A intenção é promover discussões acerca da produção científica nas pesquisas com crianças, na tentativa de, para além de evidenciarmos nossas limitações, ratificar as possibilidades que essas pesquisas fundadas nos estudos da infância oferecem aos campos da arte-música, da educação e suas contribuições para pensar as metodologias qualitativas.
Data: 18 de novembro 2019
Horário: 15 às 18 horas
Local: Sala Teatro Educação, CEART-UDESC
MÍGHIAN DANAE FERREIRA NUNES
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia/UNEB (2003), especialização em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) - São Paulo (2008), Mestrado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/FEUSP (2012) na linha de História da Educação e Historiografia e Doutorado em Educação na área da Sociologia da Educação na FEUSP (2017). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: relações étnico-raciais e antirracismo, gênero, estudos sociais da infância, pesquisa com crianças. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação Afrocentrada – GRUPEAFRO, da UNILAB, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação da Universidade Lueji ANkonde, de Angola (GEPEULAN) da Faculdade de Educação da USP, e é membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e GEPSI – Grupo de Estudos e Pesquisa em Sociologia da Infância e Educação Infantil, vinculado à FEUSP. Atualmente é professora da Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira, IHL-Campus dos Malês (UNILAB, São Francisco do Conde, Bahia).
SANDRA MARA DA CUNHA
Professora adjunta do departamento de música do Centro de Artes da UDESC, é licenciada em música e graduada em piano pela UFG, mestre em artes pela Escola de Comunicações e Artes-USP e doutora em educação pela Faculdade de Educação-USP, instituição na qual realizou pós-doutorado com base nos estudos da infância. Tem experiência no campo da educação musical, tendo atuado como professora de música na educação infantil e na educação básica, e de 2007 a 2018 foi professora-artista na Escola de Iniciação Artística de São Paulo – EMIA, instituição na qual foi coordenadora pedagógica de 2014 a 2017. Seus temas de atuação e pesquisa são educação musical, aprendizagem artística na infância, estudos da infância, formação de professores e educação infantil. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Inventa – música, infância e educação – da UDESC, e membra do GEPSI – Grupo de Estudos e Pesquisa em Sociologia da Infância e Educação Infantil, vinculado à FEUSP.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.