Programa de Pós-Graduação em Música e Grupo de Pesquisa Inventa Educação Musical convidam para as Rodadas de Pesquisa do PPGMUS.
Pensamento decolonial latino-americano e pesquisa em música
Com Prof. Dr. Guillermo Rosabal-Coto (Universidade da Costa Rica - UCR / PPGMUS - UDESC) e Profa. Dra. Euridiana Silva Souza (PPGMUS/UDESC) Mediação: Profa. Dra. Viviane Beineke (PPGMUS/UDESC)
O painel irá abordar o estado da arte e implicações do pensamento decolonial na pesquisa em música e na educação musical.
Data: 23 novembro 2020
Horário: 19 horas (horário de Brasília | UTC−3)
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Guillermo Rosabal Coto estudiala organización socialinstitucionalizada de las relaciones que las personas afirman, celebran y exploran al involucrase con la música en su cotidianidad, desde su enfoque sociológico original etnografía institucional postcolonial. Dicho enfoque operacionaliza la etnografía institucional — conocidacomo “sociología para la gente” —, con el pensamiento postcolonial y decolonial, y la pedagogía crítica latinoamericana. Metodológicamente, partede la posición experiencial de las personas,y mapea la coordinación social de su experiencia desde las macroestructurasdel sistema capitalista. Pretende irmás allá de teorías y conceptos que tradicionalmente han enraizado la investigación en artesen la ontología y epistemologíahegemónicaseuro-(anglo)norteamericanas. Este enfoque se teoriza, propone y ejemplifica por primera vez en un libro publicado a partir de ladisertación doctoraltituladaMusic learning in Costa Rica: A postcolonial institutional ethnography(Academia Sibelius/Universidad de las Artes de Helsinki). Este libro ha sidoreseñado en Canadá y Estados Unidos, y se ha enfatizadosu original aporte al develamiento de estructuras de dominación en la organización de la pedagogía musical en Occidente.
Professora em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da UDESC; professora no curso de especialização em VOZ, com ênfase em voz cantada da FELUMA (Fundação Lucas Machado – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais), atuando na área de percepção social da música e ensino coletivo de teclado. Cursou o mestrado em música na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escrevendo a dissertação “E o verbo se fez canto”: músicas, discursos e cultos evangélicos, defendida em 2009. Em 2019, concluiu o doutorado na mesma instituição, na linha de educação musical, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Heloísa Feichas, defendendo a tese: Da arte de (re)posicionar-se: educação musical superior e formação de identidades profissionais de bacharéis em música que atuam no ensino. Tal pesquisa, com viés sociológico, trabalhou com bacharéis egressos de quatro Instituições de Ensino Superior em Música, apontando as realidades e necessidades da formação de bacharéis e da atuação do músico profissional. Durante o doutorado, atuou como colaboradora no desenvolvimento de plataformas e metodologias de ensino e avaliação de alunos em ambientes híbridos de aprendizagem na Faculdade de Odontologia da UFMG. Tal projeto permitiu reflexões sobre o ensino superior, de forma generalizada, levantando questões sobre ensino-aprendizagem, tecnologias de informação e avaliação aplicáveis a quaisquer áreas. Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Observatório del Musicar (Universidad de Costa Rica – UCR), no projeto Pedagogías críticas em la educación musical y artística a escala internacional. Foi professora substituta nos cursos de música da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Atua como pianista no TripTango – oboé, viola e piano, e no DuoAlismo (viola e piano), desenvolvendo repertórios latino-americanos e ibéricos.
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