O PPGMUS convida para o recital-palestra com o pianista Daniel Lemos, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Piano Maranhense: uma pesquisa artística
Esse recital de piano solo contemplará obras resultantes do levantamento e edição do repertório pianístico escrito por compositores nascidos ou radicados no Maranhão. Em seguida, haverá uma roda de conversa sobre o método empregado nessa pesquisa de Doutorado, em andamento no PPGM/UNIRIO, contemplando historiografia, pesquisa artística e administração musical.
Data: 18 de fevereiro 2019
Horário: 19 horas
Local: Auditório do Departamento de Música
ATIVIDADE ABERTA AO PÚBLICO EXTERNO
DANIEL LEMOS
Daniel Lemos é pianista, professor de música e artista-pesquisador com atuação desde 1994. Apresentou-se como solista e acompanhador em teatros, salas de concerto e espaços culturais diversos no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Piauí, Maranhão e Amazonas. Formou-se em nível técnico de piano pela Academia de Música Lorenzo Fernandez (RJ), bacharelado em piano e mestrado em performance musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estudou com os pianistas Maria Luísa Lundberg, Miguel Rosselini, Maurício Veloso e Ana Cláudia Assis. Participou de masterclasses com Michael Uhde, Fany Solter, Celina Szrvinsk, Ney Fialkow, Luiz Senise, Ricardo Castro, Berenice Menegale, Fernando Corvisier, Sérgio Monteiro e John Rink, entre outros. Desde 2009 reside em São Luís, sendo atualmente Professor Adjunto II do Departamento de Música da UFMA e Professor Formador no curso de Música Licenciatura à distância da UEMA. Está cursando o doutorado em práticas interpretativas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), sob orientação do prof. Dr. Marco Túlio de Paulo Pinto e coorientação do prof. Dr. João Berchmans de Carvalho Sobrinho, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Como acadêmico, possui artigos nos principais periódicos brasileiros da área de Música e seis livros publicados. Em 2018, atuou como avaliador de projetos culturais para a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e ao FUNCULTURA da Secretaria de Cultura de Pernambuco (SECULT/PE). Tem se dedicado ao projeto cultural “Piano Maranhense” desde 2017, com apresentações de obras para piano solo de compositores nascidos ou estabelecidos no Maranhão durante os séculos XIX e XX em espaços culturais diversos.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.