Rosalía Trejo León participa da série "Rodadas de Pesquisa" do PPGMUS, apresentando e discutindo resultados de sua tese de doutorado, recém defendida no Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS. A atividade irá ocorrer na disciplina de Pesquisa em Música, ministrada pela Profa. Dra. Teresa Mateiro e será aberta somente para alunos do Programa.
Data: 23 de agosto 2017
Horário: 14 horas
Local: Sala Básica 7 (Bloco das Cênicas)
Atividade somente para alunos do PPGMUS.
Mestrado em Educação Musical e formação em pesquisa: resultados de um estudo de caso com egressos de pós-graduações brasileiras
Resumo: Este estudo versa sobre a formação de educadores musicais no mestrado a partir da perspectiva de egressos de programas de pós-graduação em música no Brasil. O foco central foi entender o processo de formação acadêmica e em pesquisa dos egressos e refletir sobre a reverberação dessa formação nas atividades profissionais e/ou acadêmicas atuais e futuras. Os objetivos específicos foram identificar aprendizados proporcionados no percurso da formação nos diferentes cursos de pós-graduação e refletir sobre as etapas e processos para construir uma dissertação. Os participantes da pesquisa são egressos dos programas de mestrado acadêmico na área de Educação Musical dos anos 2011, 2012 e 2013. O método utilizado foi o estudo de caso, tomando os pressupostos de Merriam (2009), Yin (2015), e Flick (2009). A coleta de dados foi realizada através do questionário online e entrevista semiestruturada a distância, com base em Bell (2008) Hernández Sampieri, Fernández Collado e Baptista Lucio (2006), Taylor e Bogdan (1994). Os dados foram categorizados adotando a perspectiva de Bogdan e Biklen (1994). A análise pretende compreender as experiências acadêmicas durante o mestrado, especialmente na prática da pesquisa científica. O estudo foi apoiado teoricamente por autores como: Fourez (1995) que define o conceito de comunidade científica; Mills (2009) que explica as tarefas de um ofício acadêmico; Bastian (2000), Kraemer (2000), Souza (1996, 2001, 2003 e 2007) e Frega (1986, 1997 e 2000) que discutem sobre a epistemologia do campo da educação musical e as práticas de pesquisa na formação de educadores musicais. As análises revelaram os diversos sentidos que os egressos têm de realizar uma investigação; eles expõem os aprendizados que tiveram no curso de mestrado e qual foi o impacto na sua formação como pesquisadores e educadores musicais. Os egressos descreveram as experiências no âmbito acadêmico que contribuíram na sua trajetória pessoal e profissional e apontaram os futuros planos no que refere à contínua formação na pós-graduação e no aperfeiçoamento das práticas de investigação. O estudo fundamenta a importância dos programas de pós-graduação em educação musical e contribui com reflexões sobre as práticas de pesquisa de educadores musicais.
É educadora musical em toda sua formação, atuando como professora em diferentes níveis de ensino, particularmente na formação de professores. Obteve recentemente o título de Doutora em Música, subárea Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2017). Mestre em Didática da Música pela Universidade CAECE de Buenos Aires, Argentina (2009). Graduada em Licenciatura em Educação Musical pela Universidade Veracruzana – UV, México (2005). Foi Professora da Universidade Autónoma de Puebla (BUAP), de 2009 a 2013. É Professora colaboradora do Instituto Multidisciplinar de Especialização – IME, Oaxaca, e participante do grupo de pesquisa Educação Musical e Cotidiano EMCO (UFRGS – CNPq) desde 2008.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.