Graça Mota
Pianista e concertista, licenciada em Pedagogia Musical pela Staatliche Hochschule für Musik und Theater de Hamburgo, Mestre em Educação Musical pela Universidade de Boston e Doutora em Psicologia da Música pela Universidade de Keele, no Reino Unido, Graça Mota cruza a paixão pela execução com a reflexão do fenómeno musical. Foi professora coordenadora do Departamento de Música da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto onde esteve envolvida na formação de professores de Educação Musical durante mais de 25 anos. Mantém uma atividade regular como pianista no duo de piano com Nelly Santos Leite. O seu trabalho de investigação centra-se na inovação em educação musical, prática musical e inclusão social, música na comunidade e mulheres nas Bandas Filarmónicas.
Suas publicações incluem:
“Crescer a tocar na orquestra Geração: contributos para a compreensão da relação entre música e inclusão social” (em co-autoria com João Teixeira Lopes, orgs.). Porto: Verso da História (2017)
“Social inclusion and non-formal music learning—in the shadow of Venezuela’s El Sistema (em co-autoria com Geoff Baker, Beatriz Ilari, Susan O'Neill & Yaroslav Senyshyn. In S. O’Neill (Series Ed.) and R. Wright, B. A. Younker, & C. Beynon (Vol. Eds.), Research to practice: Vol. 7. 21st century music education: Informal learning and non-formal teaching approaches in school and community contexts (pp. 38-54). Waterloo, ON: Canadian Music Educators’ Association (2016)
“Twenty five years of music teacher education in Portugal – revisiting history”. In Figueiredo, S.; Soares, J.: Schambeck, R. F.(orgs.), The preparation of music teachers: a Global Perspective. Florianópolis: UDESC (Grupo de Pesquisa Música e Educação), (2015)
“A Educação Musical em Portugal: Uma história plena de contradições”. Debates – Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, UNIRIO.Vol. 13, pp. 41 – 50 (2014)
“Musical development and positive identity change within criminal justice settings (em co-autoria com J. Henley, & M. L. Cohen). In G. C. Beyens, M. A. Ramos, E. Zipane & T. Ophuysen (Eds.), Rethinking Education: Empowering Individuals with the Appropriate Educational Tools, Skills and Competencies, for their Active Cultural, Political and Economic Participation in Society in Europe and Beyond, 120-149. Brussels: Access to Culture Platform (2014)
“Thorns and joys in creative collaboration: A project with music education and visual arts students” in In M. S. Barrett (Ed.), Collaborative creative thought and practice in music, 221-238. Farnham, UK: Ashgate (2014)
“Thirty years of music and drama education in the Madeira Island: facing future challenges” (em co-autoria com Liliana Abreu), International Journal of Research in Music Education, Vol. 32(3), pp. 360-37 (2014)
“Music and drama in primary schools in the Madeira Island – narratives of ownership and leadership” (em co-autoria com Maria José Araújo), Music Education Research, Vol. 15, (3), pp. 275-289 (2013)
“Initiating music programs in new contexts: in search of a democratic music education” (em co-autoria com Sergio Figueiredo) in G. McPherson and G. Welch (eds.), The Oxford Handbook of Music Education. Oxford: OUP (2012)
“Voices of two young women – Listening to a growing selfhood” in M. S. Barrett & S. Stauffer (Eds.), Narrative Soundings: An anthology of narrative inquiry in music education. Dordrecht, the Netherlands: Springer (2012); “Music in higher education after the Bologna Treaty: Or, in search of a new educational culture” in C. Benedict & P. Schmidt (eds.), NSSE Yearbook, 111(1), pp. 112–132 (2012).
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