Gabriel Ferrão Moreira é Doutor em Musica (Musicologia) pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Música (musicologia-etnomusicologia) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e possui graduação em Licenciatura em Música pela mesma universidade (2008). Atualmente é professor de Gravação e Processamento de Áudio e teoria e análise musical na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA). Dedica-se à pesquisa dos procedimentos harmônicos na música de concerto de compositores latino-americanos dos séculos XX e XXI, buscando um mapeamento dessas práticas musicais na região. Desenvolve pesquisas paralelas na área de teoria das formas musicais e sua aplicabilidade a repertório popular\folclórico latino-americano e utilização de softwares livres de música no contexto da universidade pública.
SOBRE A PALESTRA
Nesta palestra, compartilharei minha trajetória na musicologia, destacando como diversos interesses musicais descobertos e desenvolvidos na graduação me proporcionaram uma base sólida para a futura carreira de pesquisador e docente. Embora o foco da minha carreira tenha derivado da minha dedicação à obra de Heitor Villa-Lobos, minha jornada começou, de fato, com uma intensa curiosidade pela compreensão da construção da linguagem musical numa (perspectiva semiótica) tanto na música pop internacional quanto na música popular brasileira. As primeiras investigações na graduação e iniciação científica forneceram as ferramentas essenciais para minha análise e compreensão da música de Villa-Lobos na pós-graduação. Entretanto, o interesse por diferentes gêneros e literatura musicológica diversificada, facilitaram o estudo da presença de diferentes influências e técnicas na obra de Villa-Lobos, bem como suas consequências representacionais e comunicativas. Esse trabalho resultou em uma série de publicações e pesquisas que destacam a interconexão entre diferentes gêneros musicais na constituição do seu repertório. Ao longo dos anos, minhas atividades como professor e pesquisador em diversas universidades refletiram essa trajetória multifacetada. Esta palestra buscará oferecer uma perspectiva de como construir uma carreira na musicologia no Brasil, articulando interesses investigativos próprios e demandas acadêmicas, na busca do "ritmo" que favoreça o indivíduo-pesquisador, a academia e a sociedade.
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 1907 Itacorubi, Florianópolis / SC CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8300
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Horário de atendimento: 07h às 19h
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.