Prof. Sergey Kuznetsov
Nesta palestra, serão apresentadas e ilustradas ideias sobre as opções de interpretação de diferentes sonatas de Beethoven. Características estruturais, composicionais e estilísticas da linguagem musical de Beethoven no contexto da forma-sonata serão enfatizadas. Os exemplos serão retirados de excertos das sonatas listadas a seguir, de maneira que os interessados possam acompanhar na partitura, aumentando assim a compreensão por meio da experiência visual (é aconselhável a numeração de compassos). Tópicos a serem abordados: Modernismo de Beethoven; Abordagem Schenkeriana do estilo composicional de Beethoven; Evolução da forma-sonata em Beethoven (exemplos sugeridos: Sonata Op.2 No.2; Sonata Op.2 No.3; Sonata Op. 13 “Patética”; Sonata Op.14 No.1 e No.2; Duas Sonatas Op. 27; Sonata Op. 31 No.1; Sonata Op. 53 “Waldstein”); Estereótipos e clichês em relação ao estilo de Beethoven em interpretações modernas; Estratégias para tomar decisões interpretativas.
Pianista e professor, Dr. Sergey Kuznetsov iniciou sua educação musical aos 5 anos de idade e, posteriormente, foi admitido no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, onde estudou com Mikhail Voskressensky, tendo recebeido o Diploma de Alta Distinção. Em sua formação, Sergey recebeu orientações de professores notáveis, como Tamás Ungár e Joaquín Achúcarro. Sergey Kuznetsov recebeu o título de Doutor em Artes Musiais da University of Southern California em Los Angeles, sob a orientação do pianista Daniel Pollack. Recebeu o primeiro prêmio em diversos concursos internacionais de piano, como China International Piano Competition (Beijing, 2004), Nena Wideman Piano Competition (Shreveport, Louisiana, 2002), Hilton Head International Piano competition (2003), Caltanissetta International Competition (Itália, 1999), International Piano Competition in Houston, TX (2005). Sergey já se apresentou extensivamente em todo o mundo, como solista e camerista. Atuou como solista nas orquestras da Sinfônica de Pequim, Conservatório de Moscou, Filarmônica de Almaty, Sinfônica de Shenzhen e Sinfônica de Taipei. Dr. Kuznetsov trabalhou como assistente de ensino na University of Southern California e organizou conjuntos de música de câmara, masterclasses e projetos de sucesso na Thornton School of Music. Também organizou uma série de projetos educacionais em colaboração com a Fundação Van Cliburn. Entre 2005-2007, o Dr. Kuznetsov trabalhou como assistente de ensino na Southern Methodist University em Dallas. Membro da MTNA (Associação Nacional de Professores de Música), Dr.Kuznetsov atua como jurado em muitos eventos, competições e festivais nacionais e internacionais, além de ser professor convidado em diversos festivais internacionais de música. Desde 2011, Dr. Sergey Kuznetsov é membro do corpo docente do Lone Star College Montgomery em Houston, Texas, onde desenvolveu seu famoso programa de piano e organizou uma série de eventos educacionais. Em 2003, ele organizou uma série de projetos educacionais em colaboração com a Fundação Van Cliburn. Com a missão de levar música clássica a crianças cujos pais não podiam pagar pela educação, o projeto se tornou tão popular no Texas que Sergey viajou pelo estado com suas palestras e shows. Entre 2005-2007, Sergey trabalhou como assistente de ensino na Southern Methodist University em Dallas. Seu conhecimento de repertório para piano impressiona após fazer um curso especial de repertório para piano avançado na USC com Stewart Gordon. Sergey Kuznetsov é o fundador do projeto Bakitone International dedicado a competições de música clássica, masterclasses e festivais.
http://sergeykuznetsov.instantencore.com
https://www.lonestar.edu/18554.htm
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.