O estudo de animais peçonhentos e venenosos é de fundamental importância na medicina veterinária, pois envolve aspectos relacionados à saúde pública, à conservação da biodiversidade e ao manejo de intoxicações em animais domésticos. Esses animais desempenham papéis ecológicos essenciais, como o controle de populações de presas, mas também representam riscos à saúde humana e animal devido à toxicidade de seus venenos e peçonhas. Além disso, a pesquisa sobre toxinas pode contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos e tratamentos.
Assim, compreender sua biologia, ecologia e impacto é crucial para a prática médica veterinária e para a promoção de um equilíbrio saudável entre os ecossistemas e as atividades humanas. Para atender esta demanda, o Laboratório de Animais Peçonhentos e Venenosos (LAPEV) teve o início de suas atividades no ano de 2016, juntamente com a disciplina eletiva de Animais Peçonhentos e Venenosos de Interesse em Medicina Veterinária, sendo oficialmente institucionalizado no ano de 2023.
O LAPEV possui uma coleção biológica contendo diversos exemplares de animais peçonhentos e venenosos conservados em álcool 70%, materiais didáticos e estereomicroscópios para avaliação detalhada e registros fotográficos em alta definição das estruturas que caracterizam os animais peçonhentos e venenosos estudados.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.