Guia do Aluno - Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal
Como ingressar no PPGCA?
O edital de seleção para ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciência Animal é publicado nos meses de maio e outubro. As inscrições são realizadas on line.
Quando ocorrem as matrículas?
A data de matrícula é divulgada em edital próprio, e ocorre geralmente nos meses de fevereiro e julho. Após a matrícula inicial o acadêmico deve realizar a rematrícula semestralmente on line, inclusive em caso de prorrogação de prazo.
Posso prorrogar o prazo para concluir o curso?
Sim. O pedido para prorrogação da defesa de dissertação/tese deverá ser encaminhado com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias da data limite para defesa por meio do formulário https://www.cav.udesc.br/?idFormulario=385. O prazo máximo de prorrogação para o Mestrado é de 06 meses e para o Doutorado é de 02 meses.
Documentos necessários:
I – requerimento firmado pelo aluno e com parecer circunstanciado do orientador, dirigido ao CPG;
II - justificativa da solicitação;
III - relatório referente ao estágio atual da dissertação ou tese;
IV - cronograma indicativo das atividades a serem desenvolvidas no período.
Preciso fazer um teste de proficiência em língua inglesa?
Sem dúvida! Para obtenção dos títulos de mestre e doutor os estudantes devem demonstrar proficiência em língua inglesa no máximo até a metade do prazo regimental do curso (12 meses para o Mestrado e 24 meses para o Doutorado. Será considerado proficiente em língua inglesa o pós-graduando que for aprovado em exame de proficiência oferecido por cursos de mestrado e doutorado de programas de pós-graduação do CAV/UDESC, ou ter validado um dos testes permitidos pelo regimento interno do PPGCA.
E o meu projeto de pesquisa, qual o prazo e onde eu entrego?
Até a segunda rematrícula o acadêmico de mestrado deverá entregar o projeto de dissertação, e até terceira rematrícula o acadêmico de doutorado deverá entregar o projeto de tese. Deve ser encaminhado pelo orientador do acadêmico em formulário próprio via SGPe.
É necessário passar pelo exame de Qualificação?
Somente acadêmicos de Doutorado. A Qualificação deve ser realizada em até 30 meses do ingresso no curso, e marcada com antecedência mínima de 45 dias.
Documentos necessários (devem ser encaminhados pelo orientador via SGPe):
- Formulário de solicitação do exame de qualificação;
A banca será composta pelo orientador ou coorientador do acadêmico, um membro externo à UDESC, um membro interno, e suplentes, sendo vedada a participação de parentes até 4º grau do acadêmico, do orientador e demais membros da banca do exame de Qualificação.
Como faço para marcar minha defesa de Dissertação/Tese?
A banca deve ser marcada com antecedência mínima de 30 dias, e deve ser respondido o formulário de autoavaliação do PPGCA, disponível AQUI. O preenchimento deste formulário é muito importante para o PPGCA, pois além de ser uma exigência da CAPES, nos ajudará a implementar melhorias no Programa. As respostas são anônimas.
Documentos necessários (devem ser encaminhados pelo orientador via SGPe):
- Formulário de solicitação de banca;
- Histórico escolar + declaração de que o acadêmico está apto para defesa (emitidos pela Secretaria de Ensino de Pós-graduação);
- Dissertação/Tese em formato pdf.
Mestrado: A banca será composta pelo orientador ou coorientador do acadêmico, um membro externo à UDESC, um membro interno, e suplentes, sendo vedada a participação de parentes até 4º grau do acadêmico, do orientador e demais membros da banca.
Doutorado: A banca será composta pelo orientador ou coorientador do acadêmico, dois membros externos à UDESC, dois membros internos, e suplentes, sendo vedada a participação de parentes até 4º grau do acadêmico, do orientador e demais membros da banca.
Quais são os documentos necessários para obter o Diploma?
- Ata de banca;
- Cópia digital da dissertação/tese (formato PDF), na versão final com as correções sugeridas pela banca, redigida de acordo com as normas do Manual de Trabalhos Acadêmicos da UDESC. Se houver alteração no título, o mesmo deve constar na ata de defesa;
- Declaração de negativa de débitos com a biblioteca, emitida no sistema Pergamum (formato PDF);
- Declaração do orientador atestando que as correções sugeridas pela banca foram acatadas e incluídas na versão final da dissertação/tese (formato PDF);
- Termo de Autorização da Biblioteca, preenchido e assinado pelo acadêmico e orientador (formato PDF). Caso autorize publicação parcial da dissertação/tese, enviar, além da dissertação/tese completa, arquivo contendo somente as partes autorizadas para publicação;
- Documento comprovando a submissão de um artigo científico relacionado ao tema de dissertação em caso de Mestrado, e dois artigos científicos relacionados ao tema da Tese em caso de Doutorado, para publicação em revista científica listada no “Web of Science” (formato PDF);
- Declaração do orientador atestando ciência e concordância com a submissão do(s) artigo(s) (formato PDF);
- Cópia do(s) artigo(s) (formato PDF);
- Requerimento para emissão do diploma (formato PDF).
Os formulários estão disponíveis no endereço: www.udesc.br/cav/ppgca/formularios
Legislação: www.udesc.br/cav/ppgca/legislacao
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