Projeto financiado pelo Programa de Apoio a Infraestrutura para Grupos de Pesquisa da UDESC. Termos de outorga 2021TR882 e 2023TR000246.
Desenvolvimento de SBA a partir do Ensino de ER em Ambientes Imersivos com RV e do Reuso de Blocos de Construção de Software
Simulações computacionais têm sido utilizadas para estudar fenômenos, de modo controlado e com baixo risco e custo. Um paradigma de simulação computacional que tem se destacado é o de simulações baseadas em agentes. Em uma simulação baseada em agentes, a dinâmica do sistema é observada a partir das ações e interações entre os indivíduos (agentes) durante a execução da simulação. Desta forma, é possível incorporar explicitamente o comportamento único de cada indivíduo e as interações que existem entre eles. Este paradigma tem sido usado para simular fenômenos em diversas áreas, destacando-se recentemente o seu uso para estudar e predizer os efeitos da propagação do vírus causador da epidemia de Covid-19. Para desenvolver uma simulação baseada em agentes é necessário identificar e implementar todos os aspectos envolvidos com o fenômeno em estudo. Isto contempla uma atividade de elicitação de requisitos, na qual o Engenheiro de Software busca compreender o problema e identificar os requisitos da solução desse problema através da interação com os interessados na simulação. Dificuldades tem sido observadas para realizar a elicitação de requisitos por conta da complexidade do processo e da limitada experiência prática vivenciada pelo Engenheiro de Software durante sua formação acadêmica. Além disto, outra dificuldade no desenvolvimento de simulações baseadas em agentes é a ausência de ferramentas de desenvolvimento que permitam o pronto reuso de aspectos frequentemente presentes nas simulações. Com as ferramentas existentes, frequentemente o Engenheiro de Software implementa estes aspectos “do zero'', tornando o desenvolvimento da simulação custoso e demorado. O objetivo deste projeto é aprimorar o desenvolvimento de softwares de simulação baseada em agentes a partir: (i) do aperfeiçoamento das competências de elicitação de requisitos por meio de um ambiente de realidade virtual para o ensino da Engenharia de Requisitos; e (ii) do provimento de ferramentas de desenvolvimento que abstraiam os aspectos frequentemente utilizados em simulações em forma de blocos de construção prontos para reuso.
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