Figuras Históricas: Sistema Interativo de Engajamento para Alunos de Literatura
Este trabalho descreve a concepção, desenvolvimento e validação de uma ferramenta de engajamento educacional destinada a auxiliar estudantes do ensino médio no aprendizado da literatura clássica brasileira, com foco na obra `"Dom Casmurro"` de Machado de Assis. O estudo apresenta em detalhes o desenvolvimento da ferramenta, que envolve a integração de técnicas sofisticadas de inteligência artificial generativa de texto com o motor de jogos Unreal Engine. Essa integração permite a criação de assistentes virtuais direcionados ao contexto educacional. Para avaliar a eficácia da ferramenta, foram conduzidos testes de usabilidade e experiência do usuário, envolvendo 15 alunos do segundo ano do ensino médio. Além disso, foram realizados testes de conhecimento e quantificados os resultados antes e depois do uso da ferramenta. Os resultados dessas avaliações demonstraram uma melhoria na compreensão dos alunos em relação à obra escolhida na pesquisa, bem como índices positivos de usabilidade e experiência do usuário.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.