Jogo Sério para o Ensino de Física no Ensino Médio com o uso da Realidade Aumentada como Método de Auxílio no Aprendizado Escolar
No presente trabalho é apresentado um jogo sério sobre assuntos da Mecânica, Hidrostática, Física Moderna e Termodinâmica, da disciplina de Física. O trabalho foi desenvolvido para alunos do 3º ano do Ensino Médio, buscando-se aperfeiçoar o conhecimento sobre conceitos da Física. Foram utilizadas informações pertinentes ao jogo de tabuleiro "Conhecendo a Física". Foi testada a hipótese de que o jogo, juntamente com a realidade aumentada (RA), conseguiu auxiliar no aprendizado, motivação e engajamento dos alunos, assim como a satisfação em relação a usabilidade do jogo. O jogo possui 17 cartas, das quais nove possuem experimentos com RA.
O jogo foi desenvolvido na plataforma Unity 4.19 utilizando-se da linguagem de programação C#. O jogo executa em dispositivos móveis com sistema operacional Android. A classificação indicativa do jogo foi determinada em livre para todos os públicos, pois o mesmo não possui qualquer tipo de violência.
O jogo deste trabalho é um tabuleiro que possui cartas que devem ser respondidas ao longo da partida, algumas exibindo experimentos com RA. Os experimentos com RA foram desenvolvidos com o kit de desenvolvimento Vuforia. Devido às restrições de
distanciamento e o período incompatível entre o desenvolvimento do trabalho e o período de aulas, os testes foram realizados com professores de Física e com divulgação em redes sociais. A partir dos testes foi possível estabelecer parâmetros para se evidenciar as hipóteses e objetivos dos quais relacionam-se entre o aumento do aprendizado percebido, motivação e engajamento dos alunos. Participaram dos testes três professores de Física e 40 pessoas a partir das redes sociais. As principais conclusões dessa validação foram que (i) obteve-se resultados satisfatórios quanto ao engajamento e motivação; (ii) houve uma concordância por parte dos participantes quanto ao aprendizado percebido; (iii) o jogo foi bem aceito como um auxiliador no ensino de Física para o Ensino Médio.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.