Hanse: Um Jogo Sério Digital de Aventura para o Aprendizado de História sobre a Colonização de Ibirama
No presente trabalho é apresentado um jogo sério sobre a colonização da cidade de Ibirama. O trabalho foi desenvolvido para alunos do 2º ano do Ensino Médio, buscando-se aperfeiçoar o conhecimento sobre a colonização de Ibirama. O presente jogo foi desenvolvido em terceira pessoa sob o gênero de aventura.
Foram testadas duas hipóteses. A primeira estabelece que, após experimentarem o jogo, os alunos adquiriram conhecimento sobre o assunto tratado no mesmo. A segunda hipótese se baseia em verificar se os alunos que experimentaram o jogo sem aulas anteriores, tiveram melhor índice de conhecimento adquirido daqueles que tiveram aulas.
O jogo possui duas fases cada qual possui quatro missões.O jogo foi desenvolvido na plataforma Unreal Engine 4 utilizando-se da linguagem de programação Blueprint.
O jogo desenvolvido foi denominado “Hanse”, pelo fato de se tratar de uma colonização alemã e por ter sido feita pela Sociedade Colonizadora Hanseática. O jogo executa em Windows 64 bits. A classificação indicativa do jogo foi determinada em 14 anos, pois o mesmo possui missões onde há o emprego de violência. O jogador controla três protagonistas diferentes de acordo com a fase da história em que ele se encontra na instalação da colônia. Conforme o jogador for avançando pelo jogo o mesmo terá missões onde irá conversar com personagens não jogáveis, eliminar outros personagens e explorar o mapa. O mundo pelo qual o jogador interage é composto em sua maioria por objetos de malha poligonal que possuem baixa quantidade de polígonos. Os testes foram realizados com dois grupos, grupo de controle e grupo experimental. Cada grupo teve uma ordem pré-definida de aplicação do jogo bem como os testes. Na validação tem-se os resultados dos testes aplicados com os dois grupos. A partir dos testes foi possível estabelecer parâmetros para se explicitar as hipóteses e objetivos dos quais relacionam-se entre a obtenção de novos conhecimentos e comparação entre os dois grupos. Além dos parâmetros que explicitam as hipóteses e objetivos tem-se críticas que serão usadas para desenvolvimentos futuros bem como sugestões.
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.