Jogo Sério como Ferramenta de Apoio para o Aprendizado de Empreendedorismo no Ensino Fundamental II
O aperfeiçoamento de competências para o empreendedorismo é um grande desafio atual em nossa sociedade. Os jogos de empresa permitem que o jogador, através de simulações, aprenda na prática sobre situações de negócio. Em consonância com a nova Base Nacional Comum Curricular, que aponta na Educação Empreendedora existe a oferta de situações propícias a práticas interdisciplinares, promovendo no aluno um posicionamento proativo e em busca de evolução.
No presente trabalho foi desenvolvido um jogo de empresa para dispositivos móveis para o público do Ensino Fundamental II. Através de suas mecânicas, o jogo aborda temas como oferta e demanda de fluxo de caixa e oportunidade de negócios. O jogo foi testado por uma semana com 13 alunos do nono ano de uma Escola Público de Braço do Norte/SC. Foram realizados testes de conhecimento antes e depois do jogo, resultando significativamente na melhoria do conhecimento. Foi utilizado o instrumento MEEGA+ Kids para avaliar aspectos de diversão no jogo, com cinco níveis de concordância na escala likert. Os resultados apresentaram uma média geral de 3,26, demonstrando que os alunos avaliaram o jogo de forma satisfatória. Os pontos que eles mais gostaram foram paleta de cores e o quão divertido o jogo é. Os pontos que é preciso melhorar são a falta de cooperação com os colegas e a falta de desafio.
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